Videos

SAMBA DE RODA CASA MESTRE ANANIAS
Gilvan e Squisito
Mestre Renê e ACANNE na Fazenda Grande do Retiro

Fotos

Nosso Encontro - Évora 2008 - Nosso Encontro - 2008    Nosso Encontro - Évora 2008 - Nosso Encontro - 2008    Nosso Encontro - Évora 2008 - Nosso Encontro - 2008   

Portal Capoeira

Links Patrocinados

Boletim Informativo

* Nome:
* E-mail:
 
Início arrow Capoeira arrow Cidadania arrow Capoterapia, a capeira da 3ª idade arrow Capoeira arrow Cidadania 
ALL  |0-9  | A  | B  | C  | D  | E  | F  | G  | H  | I  | J  | K  | L  | M  | N  | O  | P  | Q  | R  | S  | T  | U  | V  | W  | X  | Y  | Z

Noticias e Atualidades do Portal Capoeira Capoeira Cidadania

Search by tag : Capoeira, CIDADANIA - "Capoeira é uma escola de cidadania", Alagoas: Capoeira para portadores de necessidades, Cidadania, Ginga Muleque


Capoterapia, a capeira da 3ª idade PDF
 
Escrito por: Soraya Nunes e Siloé João,em:10-06-2006 21:17
Acessos: 1480    
Citar/Publicar este artigo no seu website Favoritos Imprimir Enviar por email a um amigo Artigos associados Tag para del.icio.us
Jornal Laboratório do Curso de Comunicação Social- Universidade Católica de Brasília

Capoterapia, a capeira da 3ª idadeÉ muito importante a prática esportiva para quem está na terceira idade. A capoterapia, uma atividade desenvolvida especialmente para idosos, vem ganhando cada vez mais adeptos.
O Brasil será um país de idosos. Conforme projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), até o ano de 2020, o Brasil terá uma população de 32 milhões de idosos. A cada ano que passa a expectativa de vida do brasileiro aumenta. Diante disso é preciso valorizar essa fase tão especial da vida. Idosos necessitam de carinho, atenção e atividades físicas para manter o corpo e a mente sã.
 
A capoeira é considerada patrimônio da Cultura Brasileira, com isso, todos os brasileiros deveriam ter acesso a ela. Foi com este pensamento que Mestre Gilvan, da Associação de Capoeira Ladainha, sediada em Taguatinga, criou em 1998, o projeto “Capoeira para todos”. O objetivo era levar a capoeira, por meio de apresentações, para o maior número de pessoas e lugares. O projeto levou a arte para restaurantes, quadras residenciais, congressos, praças, escolas, entre outros, atingindo um público de 44 mil pessoas em um ano.
 
Grupos de idosos que assistiram e participaram das apresentações, sugeriram ao Mestre que continuasse ensinando-lhes a arte. Depois de se especializar nas práticas físicas para a 3ª idade, surgiu em 1999, a terapia por meio da capoeira, mais conhecida como Capoterapia. Ginástica feita com movimentos e jogos lúdicos da capoeira, respeitando os limites e as potencialidades dos idosos. A musicalidade da capoeira funciona como elemento de descontração e interatividade dos movimentos psicomotores. A atividade também abrange a ressocialização do idoso, muitas vezes, ocioso, e também abandonado por suas famílias e pela sociedade. O ócio é um dos grandes motivadores de doenças na velhice.
 
A grande maioria dos idosos que faz a capoterapia nota melhora na saúde, na coordenação motora, na disposição e na vontade de viver. É o caso da aluna Irani Maria Barbosa, 60 anos, dona de casa, “antes não comia e nem dormia direito, só sentia dor de cabeça, asia e mal-estar. Agora não sinto mais nada, ganhei um monte de amigos e voltei a ser ativa, não consigo ficar parada. A capoterapia é o meu remédio, é o meu doutor”. Outro elemento bastante ressaltado é a conquista de amizades, o aposentado Olvídeo Alves, 74 anos, ressalta: “venho de uma cidade do interior onde todos se conheciam, moro há 43 anos na mesma rua  e tem vizinhos que não conheço, sentia muito falta desse convívio, a capoterapia me ajudou a fazer novas amizades”. Nas aulas também os idosos recebem noções de cidadania e aprendem a reconhecer seus direitos e deveres.
 

Curso de Capoterapia 27-28 e 29 de junho 2006
 
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
 
Unidade didática
· Histórico da capoterapia
· Terapia do Abraço através da Capoterapia;
· Princípios básicos do condicionamento físico;
· Metodologia, prescrição, controle e avaliação física;
· Laboratório prático com a terceira idade;
· Depoimentos dos praticantes da capoterapia;
· Cantigas de roda e corridos da capoterapia;
· Dinâmicas interativas;
·DVD em documentário;
· Mercado de trabalho;
· Dentre outros.
 
TEL. (0XX61) 475-2511/2160 ou 9962-2511 Mestre Gilvan
E-MAIL: Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo

Leia Mais - Artigos Relatados:

Última Atualização:: 10-06-2006 21:30

Publicado em: :Capoeira ,CIDADANIA - "Capoeira é uma escola de cidadania"
Keys/Tags: :Capoeira, CIDADANIA - "Capoeira é uma escola de cidadania", Capoterapia, a capeira da 3ª idade
Artigos Favoritos 22
Avaliação do Editor

Comentários(1)RSS feed dos comentários
Postado por: Visitante, em: 16-06-2006 00:26, IP 201.32.163.97, Visitante
1. Shion
Excelente! Estava em busca de mais informações sobre essa vertente da capoeira! =D É a capoeira abraçando pessoas de todas as idades! 
 
Axé!
 
» Responder a este comentário...

Adicionar comentário



mXcomment 1.0.9 © 2007-2008 - visualclinic.fr
License Creative Commons - Some rights reserved
< Anterior   Próximo >
google live yahoomyweb digg delicious furl
Ago05

Criação do Portal Capoeira

O Portal Capoeira foi criado com o objetivo de divulgar a capoeira e todas as suas manifestações de forma democrática, coerente e imparcial.
Portal Capoeira: Colaboradores
Fev07

Google & Portal Capoeira

Portal Capoeira: Fonte oficial de informação do Google Notícias. Google & Portal uma parceria de sucesso.
Parceria: Google & Portal Capoeira
Mestre João Grande e Mestre Espirro Mirim
Mestre Camisa e Moraes 1990  Circo Voador
Filhos da Capoeira - Entrega de Cordel 2006
Mestres Boca Rica e Bigodinho, 2002
Capoeira em cena - Mestres Angoleiros
Roda boa  - Formado cigano canta
Dance Brazil - Mestre Jelon Grecia
Mestre Acordeon
Capoeira Ne Veia Trailer
Comercial de TV - Yamaha´s Capoeira TV Ad
Mestre Acordeon e Mestre Cobrinha Vadiando 1990
Mestre Acordeon Berimbau / Capoeira Alto Astral PORTUGAL

Estatísticas

Membros: 1194
Notícias: 1608
Weblinks: 112
Eventos: 1103
Videos: 268
Arq. Downloads: 122
Nº Downloads: 243162
Ass. Boletim: 16623
Academias: 290
Nº de Comentários: 1799
Arq. Favoritos: 36733
Visitantes: 8348340