Login

Entrar
Sem conta? Crie uma
 

Videos

Mestre Pele da Bomba
BESOURO - O Valente Capoeira
Mestre Boca Rica

Fotos

O Nosso Encontro Berlim 2008 - O Nosso Encontro    O Nosso Encontro Berlim 2008 - O Nosso Encontro    O Nosso Encontro Berlim 2008 - O Nosso Encontro   

Portal Capoeira

Junho 2008 Julho 2008 Agosto 2008
Se Te Qu Qu Se Do
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31
DVD GRUPO CAPOEIRA GITÁ
Venda DVD´S (10.04.2008)
Acervo de Capoeira Irmãos Azevedo
Venda Livros e Revistas (17.12.2007)
Revista com Grupo de Minas Gerais
Venda Livros e Revistas (16.12.2007)
Capoeira: jogo atlético brasileiro
Venda Livros e Revistas (11.12.2007)
Corda para Berimbau
Venda Música e Instrumentos (24.11.2007)
WebMail

Últimos Comentários

Livro: Capoeira Um...
livros
Gostaria de saber a partir de quando e...
04/07/08 12:07 Mais...
por Inês

Entrevista: Mestre Genaro
Capoeira do Rio de Janeiro
Saúdo a vocês do Portal do Capoeira...
03/07/08 02:58 Mais...
por Mestre John

Portugal: Lançamento do...
informações
Olá! Estou no Porto e estou...
02/07/08 15:44 Mais...
por Vovó

Músicas de Capoeira
ajuda
OI!!!!!!! pretendo montar uma...
29/06/08 18:53 Mais...
por giovana

Resultado: Campanha "Nestor...
Axé!
Axé a todos capoeiristas e usuários do...
27/06/08 16:43 Mais...
por Beatriz

Parceiros

Jornal do Capoeira
Rabo de Arraia - Capoeira On line
Capoeirista.com.br - O Site dos Capoeiristas
Luciano Milani - Capoeira
Google News
feed image
ALL  |0-9  | A  | B  | C  | D  | E  | F  | G  | H  | I  | J  | K  | L  | M  | N  | O  | P  | Q  | R  | S  | T  | U  | V  | W  | X  | Y  | Z

Notícias e Atualidades Capoeira Cidadania

Capoeira & Campanha para combater o trabalho infantil PDF
 
Escrito por: O POVO Online - CE,em:13-03-2008 14:52
Acessos: 729    
Citar este artigo no seu website/Blog Adicionar aos Artigos Favoritos Imprimir - Print Recomendar este Artigo - Enviar por email Artigos associados Tag para del.icio.us

Translate to English Translate text

A estação ferroviária João Felipe, no Centro, foi o primeiro espaço da campanha. As mobilizações serão feitas no dia 12 de cada mês

Capoeiristas do projeto Vida Nova
Capoeiristas e dançarinos do projeto Vida Nova se apresentaram na estação ferroviária João Felipe(Foto: EVILÁZIO BEZERRA)
A Estação Ferroviária João Felipe, no Centro da cidade, virou palco dos dançarinos e capoeiristas do projeto Vida Nova, que atende cerca de 800 crianças e adolescentes no bairro Parque São José. Eles participaram ontem de manhã do lançamento da campanha pelo combate ao trabalho infantil. Até dezembro, segundo a coordenadora do Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil (Peti), Alyne Almeida, atividades de mobilização serão realizadas sempre no dia 12 de cada mês - alusão ao 12 de junho, Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil.

A intenção da campanha, segundo ela, é mobilizar tanto crianças quanto adultos. A estratégia, para os primeiros, será realizar pré-cadastros para visitas e inclusão delas no Peti, que hoje atende a 2.256 crianças e adolescentes. Já para os adultos, pretende-se sensibilizá-los a não comprar produtos vendidos por crianças ou usufruir de serviços prestados por elas, como de engraxate ou de flanelinha, e incentivá-los a denunciar situações assim. A meta, até o fim do ano, é incluir mais mil crianças e adolescentes no Peti, que é coordenado pela Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci).

A Estação João Felipe não foi escolhida por acaso. Alyne diz que o espaço é local de fluxo intenso de passageiros e de pessoas que fazem vendas ou oferecem algum serviço, dentre elas crianças e adolescentes. Por dia, segundo o assessor de comunicação da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), Fernando Mota, 25 mil pessoas circulam por lá. A próxima atividade da campanha será na Praia do Futuro no dia 12 de abril.

A doméstica Luciene Matias aproveitou a espera pelo trem para assistir às apresentações. Ela conta que, de vez em quando, encontra crianças e adolescentes vendendo produtos dentro do trem. "Às vezes eu acabo comprando algo, mas acho que é preciso haver uma instituição onde elas fiquem e a gente tem que ajudar". Luciene tem três filhos, com idades de 9, 10 e 16 anos. Todos, conforme ela, só estudam. "E brincam. Afinal, são crianças", acrescenta.

Contribuição

Cássio Morais, de 26 anos, é professor de capoeira do projeto Vida Nova, mas há cerca de 15 anos, vivia, como ele mesmo relata, exposto a riscos. Chegou a catar lata para conseguir algum dinheiro. Entrou para o projeto em 1993. "Sou fruto do trabalho que hoje desenvolvo. Depois que comecei a trabalhar no projeto, percebi a importância dessa atividade". Ele conta que sempre prepara os alunos para que eles assumam turmas novas. Além de dança e capoeira, o projeto, que é conveniado com a Funci, também oferece atividades como informática e complemento escolar.

SERVIÇO

Os telefones para denúncia de trabalho infantil são (85) 3452 2345 e 3452 2349

Fonte: http://www.opovo.com.br/


Leia Também: Artigos Relacionados

  1. Acre: Incentivadores da Capoeira recebem certificado
  2. II Mosaico Integrado de Capoeira em Florianópolis
  3. Apresentação de Capoeira na Dom Mendo Bar
  4. Capoeiragem: O Nosso Jogo!
  5. As Maltas da Capoeira
  1. Rádio Capoeira

Publicado em: :Capoeira ,CIDADANIA - "Capoeira é uma escola de cidadania"
Keys/Tags: :Capoeira, CIDADANIA - "Capoeira é uma escola de cidadania", Capoeira & Campanha para combater o trabalho infantil
Artigos Favoritos 22
Avaliação do Editor

Comentários(0)RSS feed dos comentários

Nenhum comentário

Adicionar comentário



mXcomment 1.0.6 © 2007-2008 - visualclinic.fr
License Creative Commons - Some rights reserved
< Anterior   Próximo >

Estatísticas

Membros: 1153
Notícias: 1534
Weblinks: 107
Eventos: 1041
Videos: 253
Arq. Downloads: 119
Nº Downloads: 227425
Visitantes: 7174975
Criado em 2005 - Esta obra (site) está licenciada sob uma Licença Creative Commons /