Login

Entrar
Sem conta? Crie uma
 

Videos

Capoeira Angola  - Hungary - Abolicao
Capoeira Angola Mestre Robson Bocão & Mestrando Boquinha
Capoeira Angola - Mestre Lua and Medusa

Fotos

O Nosso Encontro Berlim 2008 - O Nosso Encontro    O Nosso Encontro Berlim 2008 - O Nosso Encontro    O Nosso Encontro Berlim 2008 - O Nosso Encontro   

Portal Capoeira

Abril 2008 Maio 2008 Junho 2008
Se Te Qu Qu Se Do
1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31
DVD GRUPO CAPOEIRA GITÁ
Venda DVD´S (10.04.2008)
Acervo de Capoeira Irmãos Azevedo
Venda Livros e Revistas (17.12.2007)
Revista com Grupo de Minas Gerais
Venda Livros e Revistas (16.12.2007)
Capoeira: jogo atlético brasileiro
Venda Livros e Revistas (11.12.2007)
Corda para Berimbau
Venda Música e Instrumentos (24.11.2007)
WebMail

Últimos Comentários

"Berimbau é instrumento de...
Uma resposta a esse desprovido de cerebr
Crônica interessante. Leiam...
13/05/08 21:58 Mais...
por Sergio Souza

"Berimbau é instrumento de...
O QUE PENSO?
POR FALAR EM MESTRE QUE É O QUE SE...
12/05/08 07:23 Mais...
por Mestre Tonho Matéria

"Berimbau é instrumento de...
O QUE PENSO? II
AGORA QUERO VER SE ESSES MESTRES QUE...
12/05/08 07:17 Mais...
por Mestre Tonho Matéria

Edital Capoeira Viva 2007
Vamos nos unir
Também treino pela acbo aqui em São...
04/05/08 18:44 Mais...
por Bruno

Interatividade: Fórum - Jogos...
Capoeira
:) Sou capoeirista e gostei muito da...
03/05/08 01:40 Mais...
por .................

Parceiros

Jornal do Capoeira
Rabo de Arraia - Capoeira On line
Capoeirista.com.br - O Site dos Capoeiristas
Luciano Milani - Capoeira
Google News
feed image
ALL  |0-9  | A  | B  | C  | D  | E  | F  | G  | H  | I  | J  | K  | L  | M  | N  | O  | P  | Q  | R  | S  | T  | U  | V  | W  | X  | Y  | Z

Notícias e Atualidades Capoeira Capoeira Mulheres

A mulher comprou o jogo PDF
 
Escrito por: Dagma Aparecida Marcelina,em:07-03-2008 21:03
Acessos: 1040    
Citar este artigo no seu website/Blog Adicionar aos Artigos Favoritos Imprimir - Print Recomendar este Artigo - Enviar por email Artigos associados Tag para del.icio.us

Translate to English Translate text

Na belíssima crônica “Mulher na capoeira: Claudivina Pau-de-Barraca”, a capoeira brasileira Lúcia Palmares, radicada na França, nos brinda com um relato magnífico que bem ilustra a presença da mulher na capoeira de outrora. De acordo a autora, na capoeira de outrora as poucas mulheres que ousavam entrar na roda eram rejeitadas pelos homens, que viam nisso uma intrusão em seu “território”.

Para demonstrar que as mulheres souberem driblar o machismo e conquistar o seu espaço, Lúcia homenageia mulheres capoeiristas que alcançaram notoriedade como Claudivina Pau-de-Barraca, Rosa Palmeirão e Maria Doze Homens, pioneiras na arte da vadiação, terreno antes monopolizado pelos homens.

A crônica serve de alerta. “Conheci as dificuldades que as mulheres enfrentaram tanto olhares, agressões verbais e xingamentos como desrespeito no jogo de capoeira ou do batuque, por terem tido a ousadia de entrarem naquele mundo sagrado dos homens”, destaca a autora.

De fato, como destaca a autora, há 20 anos era rara a presença da mulher na capoeira. Hoje em dia, em muitas escolas e academias elas são maioria. Mestre Pastinha, disse certa vez, em seu saber profético, que a mulher ainda iria dominar a capoeira. Não é exagero afirmar que a mulher comprou o jogo, entrou na roda, mas não abriu mão de sua identidade. Ao contrário, ao interagir com o vigor masculino, levou para a ginga a sensualidade, o aspecto lúdico, a graciosidade e a beleza estética.

Em tempo de exacerbada da violência urbana, muitas mulheres buscam na capoeiragem um meio de defesa pessoal. Outras a adotaram como terapia para modelar corpo e tonificar a mente. Muitas educadoras ganham a vida no ofício de ensinar a capoeira, enquanto algumas se dedicam ao artesanato temático, fabricando cordas, instrumentos de percussão e indumentária para a prática esportiva. De uma forma ou de outra elas ajudam a redefinir o corpo social que hoje caracteriza a nossa arte.

No entanto, a presença da mulher nas rodas de capoeira ainda é desproporcional à sua participação em instâncias dirigentes como as federações e associações de capoeira. Para alguns camaradas, a presença da mulher é bem vinda na roda, mas vista com desdém em postos de comando. Essa situação tende a ser revertida, afinal, quem joga, quem ginga, também pode dar rasteira na discriminação – ancorada no frágil discurso contra o “sexo frágil” - e conquistar o seu lugar ao sol no que diz respeito à liderança na capoeira.

Dagma Aparecida Marcelina
Dagma
Quando os homens capoeiristas compreenderem que a presença da mulher em todas as instâncias da capoeira contribuirá para o fortalecimento de todos, essa dicotomia vai desaparecer, a exemplo do que ocorreu no mercado de trabalho e no controle familiar, onde os dois sexos atuam com igualdade de chances e responsabilidades.

(*) A autora é capoeirista, estudante de Direito e Presidenta da Associação de Capoeira Ladainha .


Leia Também: Artigos Relacionados

  1. Capoeira joga longe preconceito
  2. Crônica: "A Arca da Capoeira"
  3. Capoeirista versátil
  4. Rio Pardo: Capoeira promove a cultura e a inclusão social na cidade
  5. Zumbi: Uma vida pela Liberdade!
  1. Capoeira da Bahia

Publicado em: :Capoeira ,CAPOEIRA MULHERES - A Postura Feminina na Capoeira
Keys/Tags: :Capoeira, CAPOEIRA MULHERES - A Postura Feminina na Capoeira, Há A mulher comprou o jogo
Artigos Favoritos 24
Avaliação do Editor

Comentários(1)RSS feed dos comentários
Postado por: leiteiro, em: 11-03-2008 13:30, IP 189.12.133.93, Visitante
1. Beijinho, beijinho, pau, pau!
Quando visitava a academia de Mestre Peixinho por volta de 1976 só havia 2 mulheres por sinal excelentes capoeiristas. Já na Zona Norte só no Pantera e Poeira uma ou duas. Em Nova Iguaçu ou Feira de São Cristovão nenhuma! Agora Presidenta ou Presidente de Associação ou Grupo de Capoeira é o preço da evolução/involução que a Capoeira terá que pagar! 
:cry
 
» Reportar este comentário ao administrador
» Responder a este comentário...

Adicionar comentário



mXcomment 1.0.6 © 2007-2008 - visualclinic.fr
License Creative Commons - Some rights reserved
< Anterior   Próximo >

Estatísticas

Membros: 1127
Notícias: 1501
Weblinks: 107
Eventos: 992
Videos: 241
Arq. Downloads: 117
Nº Downloads: 216489
Visitantes: 6262351
Criado em 2005 - Esta obra (site) está licenciada sob uma Licença Creative Commons /