Login

Entrar
Sem conta? Crie uma
 

Videos

Braga - PT - Capoeira Sul da Bahia
Roda - Évora 2006 - Nosso Encontro
Roda - Évora 2006

Fotos

Pedro Abib em Portugal - Pedro Abib em Portugal    Pedro Abib em Portugal - Pedro Abib em Portugal    Pedro Abib em Portugal - Pedro Abib em Portugal   

Portal Capoeira

Junho 2008 Julho 2008 Agosto 2008
Se Te Qu Qu Se Do
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31
DVD GRUPO CAPOEIRA GITÁ
Venda DVD´S (10.04.2008)
Acervo de Capoeira Irmãos Azevedo
Venda Livros e Revistas (17.12.2007)
Revista com Grupo de Minas Gerais
Venda Livros e Revistas (16.12.2007)
Capoeira: jogo atlético brasileiro
Venda Livros e Revistas (11.12.2007)
Corda para Berimbau
Venda Música e Instrumentos (24.11.2007)
WebMail

Últimos Comentários

Cronica: Qual o valor da...
valor x preço
Achei esta citação aqui na net. Acho...
22/07/08 23:22 Mais...
por Fernando Rabelo de Souza

Portal Capoeira: Fonte...
saudades
Olá Mestre Valdenor, finalmente lhe...
20/07/08 14:16 Mais...
por Leiteiro

Livro: Capoeira Um...
Eu quero
Sou estudante de psicologia e gostaria...
19/07/08 20:41 Mais...
por Elida

Do lenço de seda à calça de...
Muito Bom!
Gostei muito. É sempre bom conhecer a...
19/07/08 20:18 Mais...
por Elida

Portal Capoeira: Fonte...
Prostituçao da Capoeira Desportiva
No Brasil tem as entidades...
19/07/08 01:55 Mais...
por JAVIER RUBIERA

Parceiros

Jornal do Capoeira
Rabo de Arraia - Capoeira On line
Capoeirista.com.br - O Site dos Capoeiristas
Luciano Milani - Capoeira
Google News
feed image
ALL  |0-9  | A  | B  | C  | D  | E  | F  | G  | H  | I  | J  | K  | L  | M  | N  | O  | P  | Q  | R  | S  | T  | U  | V  | W  | X  | Y  | Z

Notícias e Atualidades Notícias Cultura

Pernanbuco: Maracatu rural se junta aos caboclinhos em Olinda PDF
 
Escrito por: Angela Lacerda - Agencia Estado,em:06-02-2008 08:58
Acessos: 1165    
Citar este artigo no seu website/Blog Adicionar aos Artigos Favoritos Imprimir - Print Recomendar este Artigo - Enviar por email Artigos associados Tag para del.icio.us

Translate to English Translate text
Olinda, PE - O encontro de maracatus rurais que marca a segunda-feira de carnaval no Espaço Ilumiara Zumbi, na Cidade Tabajara, em Olinda, Pernambuco, abriu espaço, hoje, para tribos de caboclinhos, o que deu ainda mais vigor e riqueza de cores, sons e coreografias ao evento. "Nosso compromisso é o de agregar toda a cultura popular", explicou o organizador do encontro e detentor do título de "Patrimônio Vivo de Pernambuco", Manuel Salustiano dos Santos, o Mestre Salu, 62 anos, organizador do encontro que se repete há 18 anos.

Com seus cocares de penas de avestruz e de pavão e adereços nos braços e tornozelos, os integrantes dos caboclinhos encantaram com suas evoluções ao som de orquestras compostas de mineiro, gaita, tarol e surdo.

Caboclo de Lança - Maracatu RuralAs apresentações arrancaram aplausos entusiasmados do público. O "Índio Canindé Brasileiro", do município de Itaquitinga, mostrou graça e exuberância e também deixou feliz o seu presidente, José Fernandes Martins da Silva, 30 anos. Ele mantém a agremiação fundada pelo pai em 1992. "A gente dá a vida pelo brinquedo", afirmou.

A força do maracatu rural imperou. Somente o "Leão Vencedor", de Carpina, fundado em 1991 pelo mestre João Limoeiro, reuniu mais de 200 integrantes, dos quais 120 caboclos de lança - figura mais famosa do maracatu de baque solto, com suas golas de lantejoulas e cabeleiras de papel celofane que carregam chocalhos sob o surrão que produzem um som característico na medida em que eles se movimentam.

Novos maracatus

Estavam lá tanto maracatus tradicionais, surgidos no início do século 20 - Cambinda de Nazaré, de 1918 foi um deles - como agremiações recém-criadas, a exemplo do Gavião da Mata, de Glória de Goitá, fundado há dois anos. "O maracatu está vivo e também outras brincadeiras e expressões da cultura, tem muita gente jovem infiltrada, levando à frente, garantindo a continuidade", observou Mestre Salu.

A maioria dos maracatus que se apresentou na Cidade Tabajara fez um circuito pela região metropolitana e zona da mata - na cidade de Nazaré da Mata também se realizou encontro semelhante.

No centro do Recife, no Pátio do Terço, maracatus de baque virado - também chamado de maracatu nação, que revive a coroação de reis negros e tem orquestra unicamente de percussão e som mais melodioso e harmônico - iriam repetir, à meia-noite, o ritual da Noite dos Tambores Silenciosos. A cerimônia homenageia escravos e ancestrais.

Até o final da noite, desfilariam pelo local 30 caboclinhos e 104 maracatus rurais, vindos da região metropolitana e zona da mata - área canavieira.


Leia Também: Artigos Relacionados

  1. Capoeira sitiada: consulado mexicano nega visto a mestres brasileiros
  2. Capoeira "encanta" Bailarinos Indianos
  3. Franca - SP: Inscrições para 23 vagas na Educação
  4. Lançado Edital para O Monumento Zumbi em Salvador
  5. Livro: Scenas da Escravidão - Breve ensaio sobre a escravidão negra em Sorocaba
  1. Notícias Diversas

Publicado em: :Notícias ,Cultura
Keys/Tags: :Notícias, Cultura, Pernanbuco: Maracatu rural se junta aos caboclinhos em Olinda
Artigos Favoritos 24
Avaliação do Editor

Comentários(0)RSS feed dos comentários

Nenhum comentário

Adicionar comentário



mXcomment 1.0.6 © 2007-2008 - visualclinic.fr
License Creative Commons - Some rights reserved
< Anterior   Próximo >

Estatísticas

Membros: 1159
Notícias: 1546
Weblinks: 107
Eventos: 1051
Videos: 256
Arq. Downloads: 120
Nº Downloads: 230571
Visitantes: 7444731
Criado em 2005 - Esta obra (site) está licenciada sob uma Licença Creative Commons /