Login

Entrar
Sem conta? Crie uma
 

Videos

Mestre Pele da Bomba
BESOURO - O Valente Capoeira
Mestre Boca Rica

Fotos

O Nosso Encontro Berlim 2008 - O Nosso Encontro    O Nosso Encontro Berlim 2008 - O Nosso Encontro    O Nosso Encontro Berlim 2008 - O Nosso Encontro   

Portal Capoeira

Junho 2008 Julho 2008 Agosto 2008
Se Te Qu Qu Se Do
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31
DVD GRUPO CAPOEIRA GITÁ
Venda DVD´S (10.04.2008)
Acervo de Capoeira Irmãos Azevedo
Venda Livros e Revistas (17.12.2007)
Revista com Grupo de Minas Gerais
Venda Livros e Revistas (16.12.2007)
Capoeira: jogo atlético brasileiro
Venda Livros e Revistas (11.12.2007)
Corda para Berimbau
Venda Música e Instrumentos (24.11.2007)
WebMail

Últimos Comentários

Livro: Capoeira Um...
livros
Gostaria de saber a partir de quando e...
04/07/08 12:07 Mais...
por Inês

Entrevista: Mestre Genaro
Capoeira do Rio de Janeiro
Saúdo a vocês do Portal do Capoeira...
03/07/08 02:58 Mais...
por Mestre John

Portugal: Lançamento do...
informações
Olá! Estou no Porto e estou...
02/07/08 15:44 Mais...
por Vovó

Músicas de Capoeira
ajuda
OI!!!!!!! pretendo montar uma...
29/06/08 18:53 Mais...
por giovana

Resultado: Campanha "Nestor...
Axé!
Axé a todos capoeiristas e usuários do...
27/06/08 16:43 Mais...
por Beatriz

Parceiros

Jornal do Capoeira
Rabo de Arraia - Capoeira On line
Capoeirista.com.br - O Site dos Capoeiristas
Luciano Milani - Capoeira
Google News
feed image
ALL  |0-9  | A  | B  | C  | D  | E  | F  | G  | H  | I  | J  | K  | L  | M  | N  | O  | P  | Q  | R  | S  | T  | U  | V  | W  | X  | Y  | Z

Notícias e Atualidades Capoeira Notícias - Atualidades

Indignação: Vídeos: "quem poupa o lobo, sacrifica a ovelha" PDF
 
Escrito por: Bruno Souza - Teimosia,em:23-10-2007 17:04
Acessos: 2082    
Citar este artigo no seu website/Blog Adicionar aos Artigos Favoritos Imprimir - Print Recomendar este Artigo - Enviar por email Artigos associados Tag para del.icio.us

Translate to English Translate text
O Amigo e parceiro, Bruno Souza, mandingueiramente conhecido na capoeiragem como Teimosia, nos relata, indignado, uma coletênea de videos retirados do YouTube, onde um "mestre" demonstra brutalmente o que é não ser um CAPOEIRISTA...
 
Assistam e tirem suas conclusões.
 
Luciano Milani
Salve, camaradas
 
Navegando no YouTube, esbarrei com as seguintes barbaridades:
 
 

Nele, um capoeirista identificado como Mestre Ambrósio, de Uberaba, espanca sem piedade seus próprios alunos de 12, 13 anos de idade. E ainda pior, ele permite que os mais velhos repitam os seus atos, agredindo sem qualquer razão a criançada.




* Os videos foram publicados no youtube.
O Portal Capoeira apenas está exibindo os videos, como forma de indignação e com intuito de resposta a esta brutalidade.

 
Senhores, é essa a imagem da capoeira que queremos divulgar ? Isso é que é ser mestre ? Bater nos indefesos ?
 
Os vídeos foram gravados em 1990, mas fui informado que o "mestre" em questão ainda leciona na cidade, e tem inclusive um programa de rádio.

Eu deixei uma mensagem no site da prefeitura de Uberaba (http://maq1.codiub.com.br/falecom_prefeito.php), na esperança de que alguma providência seja tomada.
 
Como bem disse um amigo, ao ver os vídeos: "quem poupa o lobo, sacrifica a ovelha".
 
Por favor, divulguem a mensagem. Não podemos deixar impune alguém que distorce a arte e fere inocentes dessa forma.
 
Axé
Teimosia, indignado

Leia Também: Artigos Relacionados

  1. Brasilia: O Gunga Chama! Repercusão... e Volta por Cima...
  2. Aconteceu: VII Oficina Internacional de Capoeira - Évora 2006
  3. Taquarussu: Projeto Berimbau & Encontro Interestadual de Capoeira
  4. Oficina De Capoeira Angola Mestre Pernalonga
  5. Capoterapia e Hidrocapoeira
  1. Dicionário da Capoeira

Publicado em: :Capoeira ,NOTÍCIAS - ATUALIDADES - Notícias e atualidades da capoeira
Keys/Tags: :Capoeira, NOTÍCIAS - ATUALIDADES - Notícias e atualidades da capoeira, Indignação: Vídeos: "quem poupa o lobo, sacrifica a ovelha"
Artigos Favoritos 11
Avaliação do Editor

Comentários(19)RSS feed dos comentários
Postado por: Estagiario Mocambique, em: 03-11-2007 22:45, IP 68.1.49.67, Visitante
1. "Capoeira" jogo dentro e nao violento!
Axe a todos os capoeiristas. Aqui eh o professor estagiario Mocambique do Grupo Muzenza de Capoeira nos EUA. Concordo completamente com os comentarios dos colegas acima, e acredito na eficiencia da capoeira de contato e apoio completamente o jogo dentro, pois capoeira eh uma arte guerreira, eh luta. Mas organizada, com pessoas do mesmo nivel tecnico, e nao na covardia com novatos. Grupos como estes denigrem inteiramente a imagem da capoeira, e demostram completamente a falta de conhecimento e nivel tecnico na capoeira. Pessoas como estas nunca deveriam se denominar capoeiristas. E deixo aberto o convite para que participem do World Fight Capoeira Muzenza. Se gostam de jogo dentro, la o bixo pega mesmo. E nao vai ser com novato nao, vai ser com profissionais. So nestes casos eu concordo com capoeira de contato, de forma organizada, respeitando a integridade de cada capoeirista. E mais uma vez, capoeira eh jogo dentro, e nao violento! 
Axe 
Estagiario Mocambique Muzenza - USA
 
» Reportar este comentário ao administrador
» Responder a este comentário...

Postado por: Anonimo, em: 31-10-2007 06:20, IP 201.208.117.53, Visitante
2. ......
Esa no es la capoeira que queremos todos.. QUE VIVA LA VERDADERA CAPOEIRA.. 
 
Axé............
 
» Reportar este comentário ao administrador
» Responder a este comentário...

Postado por: CAPITÃO NASCIMENTO, em: 30-10-2007 22:27, IP 201.51.219.114, Visitante
3. ...
ISSO É TROPA DE ELITE 
 
SACO NA CABEÇA 
 
FACA NA CAVEIRA
 
» Reportar este comentário ao administrador
» Responder a este comentário...

Postado por: Christiano, em: 30-10-2007 18:02, IP 200.198.82.211, Visitante
4. Cortar o mal pela Raiz
Se desejamos realmente cortar o mal pela raiz, temos que para de reproduzir e divulgar este video. a violência se reproduz em escala geométrica no mundo de hoje, a medida que as virtudes são motivo de vergonha e sinônimo de imbecilidade. 
Parem de divulgar, pois não cabe a nós julgar os atos de terceiros com a simples intenção causar o mal , por punição qualquer que seja. A justiça do castigo é uma justiça ineficaz. 
 
A jsutiça de talião: olho por olho dente por dente, só nos torna cegos e banguelas. 
Axé.
 
» Reportar este comentário ao administrador
» Responder a este comentário...

Postado por: mestre benivaldo, em: 29-10-2007 22:48, IP 88.23.112.8, Visitante
5. covarde
Esse covarde é um aproveitador e nao tem coragem de entrar em uma roda de homem nem para dar um aú, mas a capoeira um dia vai cobrar a ele, aqui se faz aqui se paga.
 
» Reportar este comentário ao administrador
» Responder a este comentário...

Postado por: leiteiro, em: 26-10-2007 14:26, IP 201.9.155.111, Visitante
6. Professor
Não ha duvidas de que o Trio de espancadores fazem parte de uma Gang cujo chefe, é o mais covarde! 
Me admiro da passividade dos Pais e Parentes ante o Risco de Morte eminente e visivel! Combati, Combato e Combaterei esses enganadores, pois já fui vitima de varios deles, não só no meu inicio, como depois já velho! 
Também sou contra ensinar Capoeira, fingindo desconhecer que ele é Luta, portanto expondo crianças a esses tipos de Marginais que ainda se aproveitam da Capoeira! aproveita para divulgar este Link que me causou indignação igual: 
 
irmão mata irmão na Capoeira 
http://www.youtube.com/watch? v=GcWhZ0NyDPE
 
» Reportar este comentário ao administrador
» Responder a este comentário...

Postado por: INDIGNADOR, em: 26-10-2007 11:51, IP 200.190.230.130, Visitante
7. A CRIANÇA CRESCE!
Bem, só tenho uma coisa a dizer: "Não bata na criança porque a criança cresce quem bate não se lembra que apanha não esquece" Se não formos nós a tomarmnos uma providência vai ser a providência divina que nunca falha e como diria João Pequeno "quem quer briga não faça capoeira"Que imagens são estas? O que é isso? Quem semeia o mal colhe o mal não é mesmo?Será que ainda 17 anos depois do video esse cara que fala que é mestre pensa assim? Será que ele agora ao invés de chutar crianças não quer conversar com elas um pouco? Será que não é tarde?Exite muito "mestre" por ai que hojé fala vamos nos unir, vamos hamonizar, Porque já não aguentam MAIS dar tanta porrada em criança nem em ninguém e agora querem conversar "ensinar"?Poxa vida capoeiras?! Vamos encontra esse camarada por ai!!! Vamos fazer um roda em sua homenagem!!!Vamos colocar essas ex-crianças para jogar com ele!!!Vamos forma-lo e "GRÃO-MESTRE" e chamar uns caras bons de PONTEIRA, CHAPA E ESCORÃO para formarmos esse PICARETA ... Mas acho que não, se não ficaremos igual a ele, NÃO é mesmo?! Que Deus guie a vida de todos.
 
» Reportar este comentário ao administrador
» Responder a este comentário...

Postado por: maiadô, em: 26-10-2007 11:12, IP 213.22.192.67, Visitante
8. Cobardia
São estes senhores que com a sua valentia nao saem de casa...eles que joguem capoeira na rua onde está a verdadeira malandragem!! temos, juntos de banir capoeiristas como estes que ainda lhe chamam de mestres...
 
» Reportar este comentário ao administrador
» Responder a este comentário...

Postado por: Mestre Paulão, em: 25-10-2007 14:55, IP 195.23.77.53, Visitante
9. providência sobre os fatos mostrados nos
Devido a gravidade da informação recebida por mim, gostaria de solicitar aos companheiros que atuam no Movimento Negro em Minas Gerais que vissem a possibilidade de tomar alguma providência sobre os fatos mostrados nos vídeos acima, em que um suposto Mestre de Capoeira de Uberaba espanca crianças e adolescentes. 
 
A fonte que nos enviou este material é de confiança. Os vídeos estão no YuoTube. 
 
 
Paulo Henrique Menezes da Silva - Mestre Paulão 
Conselheiro de Cultura de SG 
Presidente da Liga de Capoeira do Estado do RJ 
Prêmio de Direitos Humanos Aluísio Palhano 2006  
 
mestrepaulao.blog.terra.com.br 
mestre_paulao@yahoo.com.br 
mestrepaulao@portalcapoeira.com 
55 21 8135-9232
 
» Reportar este comentário ao administrador
» Responder a este comentário...

Postado por: Mestre Paulo Sérgio, em: 25-10-2007 13:43, IP 195.23.77.53, Visitante
10. A capoeira é uma Arte...
A capoeira é uma Arte, por isso toda arte deve ser admirada e apresentada para o mundo como uma cultura de um Estado inteligente e criativo. Se passarmos este tipo de arte para o mundo, com certeza teremos uma péssima imagem da cultura ou da arte Brasileira, temos que valorizar o 
nosso meio capoeristico e apresentar coisas boas da capaoeira, não repassem 
este tipo de vídeo, com tanta violência, vamos banilo do meio capoeiristico, porque tenho certeza que este capoeirista não tem nada de professor , instrutor , contramestre ou de mestre e sim de animal que tenha sofrido muito na vida e que, queira descontar nas pessoas inocenteis e 
despreparadas. Um grande abraço a todos, Mestre Paulo Sérgio
 
» Reportar este comentário ao administrador
» Responder a este comentário...

Postado por: CAMUNDONGO, em: 24-10-2007 23:25, IP 213.63.45.35, Visitante
11. QUE VIDEO É ESSE....!!!
AXÉ CAMARADAS.......MEU QUE VIDEO É ESSE....!!!EU SIMPLESMENTE NÃO ACREDITO 
NO QUE MEUS OLHOS VE....QUE GRUPO É ESSE? DE ONDE É? QUE FILOSOFIA ESSE 
PROFESSOR USA? 
O QUE PUDE PERCEBER POIS A IMAGEM NÃO É MUITO NÍTIDA MAS VI QUE ATÉ CRIANÇAS 
LEVARAM PESADAS E PONTA PÉS DO PROFESSOR E ALUNOS MAIS GRADUADOS E MAIORES 
DE IDADE....SERA QUE OS PAIS DESSAS CRIANÇAS OU JOVENS MENORES DE IDADE 
VIRAM A TUDO ISSO A ACEITARM PASSIVAMENTE...?DIGO ISSO NA CONDIÇÃO DE PAI 
QUE SOU.... 
PENSO QUE UM PROFESSOR DESSES ESTA PASSANDO PARA SEUS ALUNOS UMA FILOSOFIA 
DE COMO SER UM ANIMAL, ONDE NÃO SE RESPEITA A INTEGRIDADE FISICA DE SEUS 
CAMARADAS DE GRUPO, QUEM DIRA ENTÃO A INTEGRIDADE DE UM CAMARADA DE UM OUTRO 
GRUPO.... 
ESSES VÍDEOS QUE ASSISTI AGORA NÃO É DE CAPOEIRA, CAPOEIRA NÃO É 
ISSO...CAPOEIRA E ACIMA DE TUDO RESPEITO PELO SEU IRMÃO DE CAPOEIRA....NOS 
TREINOS DOS GRUPOS DE CAPOEIRA DE VERDADE APRENDEMOS AOS AUS, RASTEIRAS, 
ROLES, MEIA LUA...EXISTE JOGO DURO? EXISTE CLARO...MAS JOGO DURO ENTRE 
GRADUAÇÕES IGUAIS, NÃO ENTRE UM GRADUADO AVANÇADO CONTRA UM ALUNO COM UM 
DOIS ANOS DE TREINO QUE MAL SABE SE ESQUIVAR.... 
ESSE TIPO DE TREINAMENTO EM QUE GRADUADOS SENTAM O PÉ EM ALUNOS NOVOS FAZ 
COM QUE ESSES ALUNOS NOVOS QUE UM DIA SE TORNARÃO MAIS GRADUADOS SE SINTAM 
NO DIREITO DE FAZER O MESMO COM OS ALUNOS QUE EVENTUALMENTE SERÃO MAIS NOVOS 
DO QUE ELE..."SORTE DOS NOVATOS QUE NÃO SAIREM COM UMA COSTELA QUEBRADA, OU 
COISA PIOR" 
BOM ESTOU DANDO AQUI A "MINHA OPINIÃO" SOBRE O QUE EU ACABEI DE 
ASSISTIR..... 
UM ABRAÇO A TODOS OS CAMARADAS. SOU CAMUNDONGO - GRUPO RAÇA - MARINGÁ/PR 
"CAPOEIRA É LUTA É DANÇA, CAPOEIRA É ARTE É MAGIA" 
VIVA MEU DEUS! VIVA MESTRE BIMBA! VIVA MESTRE MEDICINA! VIVA MESTRE 
WELLINGTON! VIVA MESTRE OURO VERDE E CONTRA-MESTRE PINAUNA!
 
» Reportar este comentário ao administrador
» Responder a este comentário...

Postado por: Joel Pires Marques, em: 24-10-2007 20:25, IP 201.29.149.176, Visitante
12. Responsabilidade
Responsabilidade docente nas aulas de lutas. 
 
Completando o texto anterior, a responsabilidade do ofensor estende-se, além do direito penal, como ir para a prisão por uns bons tempos, por exemplo, à obrigatoriedade, também legal, de ressarcir pecuniariamente os ofendidos pelos danos morais a eles causados. Que o onfendido pessoalmente ou representado pela sua Federação, Liga, Associação de ofendidos, etc, procure um bom advogado e busque na justiça a reparação pecuniária a que tem direito. 
Joel Pires Marques
 
» Reportar este comentário ao administrador
» Responder a este comentário...

Postado por: Artur Xavier, em: 24-10-2007 18:49, IP 189.24.138.1, Visitante
13. ABSURDO
Sou mais um que abomina esse tipo de comportamento e discordo totalmente do que Rui escreveu. 
 
Quando eu tinha 17 anos meu tipo físico era de um menino de 14 devido a um atraso no crescimento, e na época fazia tae-kwon-do. Quando comecei a treinar nesse professor ele mandou um graduado dele mais velho me descer a lenha "pra ver se eu aguentava". Bem, naquele tempo eu achava que as coisas deviam ser assim mesmo e eu tinha que aceitar. Hoje, com 33 anos, vejo que foi uma pura covardia e acho um absurdo o que eu passei pois agora ADULTO entendo melhor. 
 
Pra mim esse "mestre" tinha é que ir pra CADEIA!!!
 
» Reportar este comentário ao administrador
» Responder a este comentário...

Postado por: Joel Pires Marques, em: 24-10-2007 16:51, IP 195.23.101.95, Visitante
14. Responsabilidade
Responsabilidade docente nas aulas de lutas 
 
A prática da Luta compõe o sistema educativo, formal ou informal, de praticamente todos os povos da Terra. Existem as formas jogadas de luta e os processos de treino mais avançados e mais contundentes, e tudo isso contribui para a formação física e moral dos seus praticantes, não se olvidando as outras componentes da formação humana. 
 
O desenvolvimento ideal depende da análise do esquema da fisiologia corporal, das noções de espaço, peso, relação atleta-ambiente, atleta-atleta, diferenças culturais e educacionais, dentre outros fatores e devem ser constantes preocupações das aulas de educação física agonística para as diferentes faixas etárias. 
 
A Luta quando praticada de uma forma respeitosa, organizada, regrada e sistematizada, torna-se um meio cheio de situações ricas nas solicitações que levam ao desenvolvimento e aquisição de estruturas importantes na formação dos Jovens, como o aumento da auto-estima, a felicidade de se ver no enfrentamento inerente ao mundo das lutas e que o leva ao mesmo enfrentamento social, com respeito às normas que regem a vida em sociedade. Em contrário senso, quando há desmando, desordem, inabilidade, irracionalidade, inconseqüência, desrespeito entre professores e alunos, a juventude também se forma, mas desvirtuadamente, a reproduzir as deformações e as desordens sociais. 
 
A primeira vontade é desafiar o irresponsável e mostrar-lhe doloridamente que o que ele faz está errado, mas isso é o exercício arbitrário das próprias razões, também punido legalmente, quando levado ao mundo social. Se está errado e a Lei reconhece esse erro como crime, que alguma entidade representativa ingresse em Juízo para a devida reparação do ilícito penal, embora nada obste o ingresso individual de cada ofendido para essa reparação. 
 
-- Joel Pires Marques -- 
Associação Redentor Social
 
» Reportar este comentário ao administrador
» Responder a este comentário...

Postado por: Teimosia, em: 24-10-2007 14:49, IP 195.23.101.24, Visitante
15. Olá, Rui
Eu concordo com você no sentido de aprendermos com o erro dos outros - é  
o jeito mais inteligente de aprender. Mas quanto à submissão, preciso  
discordar um pouco - acredito que precisamos colocar na balança o  
discernimento, que é coisa que, como tudo mais na vida, uns têm mais que  
os outros. 
 
Talvez a molecada sequer percebesse o problema... Pode ser difícil  
distinguir o certo do errado, se só se tem um parâmetro. A pessoa que  
postou o vídeo, por exemplo, foi um dos que apanhou naquele dia. Esse  
saiu da academia, e foi procurar capoeira em outro lugar. Agora, mais  
velho, decidiu por a boca no trombone. Mas imagine quantos outros  
continuaram lá, acreditando no que o mestre ensinava, mesmo ao custo da  
própria integridade física. Pode ser um contra-senso, mas assim são as  
pessoas. Eu consigo até imaginar as explicações do mestre: "A capoeira é  
uma luta ! Os escravos tinham que sobreviver, precisavam ser duros !  
Isso que eu faço com vocês vai torná-los mais fortes". 
 
Levanto isso em consideração, pergunto: é certo permitir que alguém que  
não consegue discernir o "certo" do "errado" seja agredido e humilhado,  
mesmo que essa pessoa concorde com isso ? Pode parecer presunçoso e  
salvacionista da minha parte, mas acredite que não é... 
 
Quanto aos "que ficaram" se tornarem iguais ao mestre, a probabilidade é  
alta sim. Mais um bando de robôs lunáticos saindo do forno - e novamente  
pergunto se não é certo intervir. Não que robôs lunáticos não estejam  
sendo formados em outros grupos, grandes e pequenos, nesse exato momento  
- mas pelo menos nesse caso, poderíamos (tentar) meter o bedelho um  
tiquinho que seja, apoiados em provas irrefutáveis. 
 
Sobre parecer "um batizado de capoeira contemporânea", bem... Eu não  
pratico a contemporânea, mas já estive presente em vários batizados.  
Tive a chance de ver jogo bonito e jogo feio, situações de covardia e de  
camaradagem. Mas nunca vi tratarem crianças daquele jeito... 
 
Axé 
Teimosia
 
» Reportar este comentário ao administrador
» Responder a este comentário...

Postado por: Luciano Milani, em: 24-10-2007 09:56, IP 195.23.101.102, Membro Registado
16. Mestre...
Mestre não é o que se identifica como tal ou que consente que assim o tratem.  
 
Mestre é aquele que se torna exemplar na sua forma de ser, estar, pensar, falar atuar e de agir... 
 
Mestre é quem sabe e, por isso, não precisa de alardear, muito menos de humilhar, ofender ou agredir...  
 
O Verdadeiro Mestre não precisa, não quer, nem o faz, ele apenas vive em prol da capoeira...
 
» Reportar este comentário ao administrador
» Responder a este comentário...

Postado por: Rui Takeguma, em: 24-10-2007 09:07, IP 195.23.101.102, Visitante
17. O problema do autoritarismo é haver a su
Salve Teimosia, 
 
assisti os vídeos e achei muito feio... 
mas o que gostaria de colocar, 
é que o problema do autoritarismo é haver a submissão, assim, se sua capoeira não se assemelha aquela meus parabéns, mas não parece que aquelas crianças" que vc fala, 
estejam sendo agredidas, se sim, elas comcordam com aquilo, pois se levantam e continuam na roda. 
Isto é, parece um batizado de capoeira contemporânea, e se aquelas pessoas que sofrem a agressão não se indignam, porque nós teríamos de nos indignar ou defender elas... 
 
me parecem que gostam, avalizam e talvez futuramente farão batizados nesse estilo pra seus alunos... 
 
enfim, me parece (posso estar errado) mas se aquelas "crianças" não se indignaram, se os pais delas aceitaram aquilo como sendo a capoeira que seus filhos querem, nada podemos fazer, a não ser aprender com a situação e fazer diferente... 
 
axé 
Rui Takeguma
 
» Reportar este comentário ao administrador
» Responder a este comentário...

Postado por: Fernando Rabelo, em: 24-10-2007 09:01, IP 195.23.101.102, Visitante
18. Salve, Teimosia,
Lamentável que tenhamos de conviver com essa realidade.  
Pancada entre pessoas de diferentes categorias, seja de número, 
sexo, peso, idade, nível técnico, desconhecimento, etc, não 
fica legal não. É repugnante. Não é essa a Capoeira que 
queremos. 
 
Abraço 
 
Fernando Rabelo
 
» Reportar este comentário ao administrador
» Responder a este comentário...

Postado por: Alexandre Machado, em: 24-10-2007 06:11, IP 201.9.230.137, Visitante
19. Absurdo!!! Deve ser punido