Capoeira da Bahia
Capa
Apresentação
O que é Capoeira?
Amenidades
Atletas Especiais
Bibliografia
Boletim Virtual
Cidadania
Cultura
Debates
Downloads
Ética
Foto-Análise
História
Manuscritos de Pastinha
Gravações históricas de Mestre Bimba
Imagens
Literatura
Louvação
Medicina
Música
Notícias
Panteão de Mestres
Perguntas/Respostas
Preconceito
Terceira Idade
Técnica
Transe Capoeirano
Violência
Fale Conosco


USO DO SOM PDF Imprimir E-mail

Como usar os sons

  • VOZTERAPIA: O condicionamento que faz as crianças engolirem o choro e calarem a boca pode se traduzir mais tarde em distúrbios psicossomáticos. Segundo a terapeuta Sônia Prazeres, que estudou na Escola de Terapia de Voz e Movimento de Londres e dá um curso de vozterapia no Conservatório Brasileiro de Música, a emissão dos sons que perturbam a mente promove o equilíbrio físico e psicológico. A técnica da vozterapia faz parte da psicofonia, metodologia terapêutica desenvolvida na Europa nos últimos 20 anos.
 
  • EXERCÍCIOS: A musicalidade floresce quando é fortalecida desde cedo. Em mentes exercitadas, a música original surge de modo natural. As crianças tendem naturalmente para o improviso e a composição. Com 4 anos, mais da metade delas pode produzir algo original, segundo Robert Jourdain, autor de "Música, cérebro e êxtase". Jourdain adverte que, embora os resultados raramente sejam mozartianos, o prazer é compensador.
 
  • CRIATIVIDADE: A criança com alguma deficiência pode ser estimulada, como qualquer outra, a sentir prazer musical, quando seu córtex auditivo reúne sons individuais. Uma nota solitária apenas de uma viola tem a capacidade de trazer felicidade para um ouvido aguçado, afirma Jourdain.
 
< Anterior   Próximo >
Downloads
  • Envelhecimento e capoeira - Decanio Filho, A. A. (12/05/2003)
     
  • Evolução histórica da capoeira - Decanio Filho, A. A. (12/05/2003)
     
  • Falando de capoeira - Decanio Filho, A. A. (07/01/2003)
     
  • O Transe Capoeirano - Decanio Filho, A. A. (06/01/2003)
     
  • A Herança de Mestre Bimba - Decanio Filho, A. A.
     
  • A Herança de Mestre Pastinha - Decanio Filho, A. A.
     
  • Os Orixás - Ronilda Iakemi Ribeiro
     
  • Como elaborar uma Monografia - Redação, Editoração e Formatação modificadas por AADF
     
  • Canjiquinha a Alegria da Capoeira - Mestre Canjiquinha
  •  
    foto_past.jpg
    Novidades
    Popular
    Estatísticas
    Membros: 3
    Notícias: 158
    Web Links: 3
    Visitas: 1119781
     
    Otimizado para 1064x768
       Início seta Capoeira da Bahia seta Medicina seta USO DO SOM