Videos

SAMBA DE RODA CASA MESTRE ANANIAS
Gilvan e Squisito
Mestre Renê e ACANNE na Fazenda Grande do Retiro

Fotos

Nosso Encontro - Évora 2008 - Nosso Encontro - 2008    Nosso Encontro - Évora 2008 - Nosso Encontro - 2008    Nosso Encontro - Évora 2008 - Nosso Encontro - 2008   

Portal Capoeira

Links Patrocinados

Boletim Informativo

* Nome:
* E-mail:
 
Início arrow Capoeira arrow Notícias - Atualidades arrow Ministro da Cultura quer inclusão de "mestres sem diploma" em ensino formal arrow Capoeira arrow Notícias - Atualidades 
ALL  |0-9  | A  | B  | C  | D  | E  | F  | G  | H  | I  | J  | K  | L  | M  | N  | O  | P  | Q  | R  | S  | T  | U  | V  | W  | X  | Y  | Z

Noticias e Atualidades do Portal Capoeira Capoeira Notícias - Atualidades

Search by tag : Capoeira, NOTÍCIAS - ATUALIDADES - Notícias e atualidades da capoeira, Dança, Capoeira, Ioga, Artes Marciais e Pilates estão novamente sob ameaça na Câmara dos Deputados


Ministro da Cultura quer inclusão de "mestres sem diploma" em ensino formal PDF
 
Escrito por: Adriana Chiarini - Jornal do Estado,em:26-11-2006 22:04
Acessos: 1604    
Citar/Publicar este artigo no seu website Favoritos Imprimir Enviar por email a um amigo Artigos associados Tag para del.icio.us
Conferência de abertura da edição 2006 do Fórum Cultural Mundial
O ministro Gilberto Gil, a ministra Matilde Ribeiro e Dionino Colaneri, presidente do Conselho Diretor do FCM

Rio, 25 (AE) - O Ministério da Cultura está atuando junto ao Ministério da Educação para que "mestres sem diploma", de "saberes informais", como por exemplo a capoeira , sejam reconhecidos e tenham a possibilidade de trabalhar no sistema formal de ensino.
 
O próprio ministro Gilberto Gil transmitiu a informação hoje durante a conferência de abertura do Fórum Cultural Mundial no Rio, com o tema "Arte e Cidadania".
 
Gil lembrou que a capoeira brasileira tem praticantes em diversos países e é "uma das razões por que (nós, brasileiros )somos amados" . O não reconhecimento dos capoeiristas "e mestres de tantas outras áreas da cultura brasileira" pelo sistema formal de educação "é uma limitação de cidadania, direitos e práticas reais", considera. Com o reconhecimento, essas pessoas poderiam "envelhecer transmitindo seus conhecimentos aos mais jovens".
Gil quer maior aproximação entre os dois Ministérios. "Penso que há coisas agora cujo avanço dependem de podermos reatar velhos laços com o Ministério da Educação e o sistema educacional do País, de construir pontes e corrigir os danos conseqüentes e inconseqüentes, ao mesmo tempo, de um divórcio que deixou muitos órfãos", disse. "O direito à cultura deve ser pensado como acesso à formação e à articulação como tal", afirmou também.
 
Depois, ao falar da cultura indígena, do convívio dos índios com a natureza, o ministro colocou como um desafio fazer com que "a produção de riqueza advinda dos conhecimentos ligados à biodiversidade ajudem a criar emprego e renda entre as populações que lhe deram origem". Argumentou: "onde está o valor senão na alta tecnologia imaterial desses conhecimentos (indígenas)?"
O ministro informou que o Ministério da Cultura está criando "formas de registrar os saberes e os sabores brasileiros e todo esse mundo criativo fora das escolas". Também está "flexibilizando as formas de registro autoral" que, de acordo com ele, por serem rígidas demais, acabam limitando o direito dos artistas.
 
"Hoje o reconhecimento dos saberes informais como tecnologia avançada começa a impulsionar um redesenho do próprio Estado brasileiro", disse. "Esses saberes desafiam uma redefinição da economia, da própria cultura, dos conceitos da propriedade intelectual e de valor", disse. 
 
Adriana Chiarini
Jornal do Estado - Curitiba, PR - Brasil
http://www.jornaldoestado.com.br 
 
 
Gil ressalta a Arte como “assimilação da cultura como cidadania”
Fonte: FCM
 
Neste sábado (25/11), na conferência de abertura da edição 2006 do Fórum Cultural Mundial, no Centro Cultural Ação da Cidadania, o ministro da Cultura do Brasil, Gilberto Gil Moreira, presidente de honra do FCM 2006, afirmou que “Arte e Cidadania têm uma relação muito mais ampla do que se pode imaginar”. Gil conceituou Arte como uma das vertentes da Cultura, representando a assimilação da Cultura como Cidadania.
 
Falando a uma platéia integrada por pessoas de mais de 40 países, Gil registrou ainda que o crescimento da ação dos meios de comunicação eletrônicos, com ênfase para aqueles baseados na informática, como a internet, tem contribuído de forma significativa para a aceleração do processo de globalização, fato que interfere fortemente nos diversos ambientes culturais.
 
O ministro brasileiro assinalou que cada pessoa é um criador de arte em potencial. E chamou a atenção para a necessidade de os governos se transformarem em motores da cultura, apoiando e estimulando a criação artística, em todas as áreas, a fim de evitar que essa globalização provoque o fim de tradições culturais importantes para cada sociedade específica.
 
Além de Gilberto Gil, participaram da Conferência de Abertura "Arte e Cidadania" a professora Heloísa Buarque de Hollanda, como moderadora; o escritor indiano Vikram Seth; o chairman do BASA (Business and Arts South África, órgão de fomento à cultura da África do Sul), Ivan May; o secretário executivo do Convênio Andrés Bello, na Colômbia, Francisco Huerta Montalvo; e o criador do Teatro do Oprimido, Augusto Boal.
 
Foi de Boal, aliás, uma das melhores definições do encontro, merecedora de longos aplausos, ao abrir seu discurso dizendo que “palavras são meios de transporte, como o trem, a bicicleta e o avião; a palavra Cultura é um enorme caminhão que suporta qualquer carga”.

Leia Mais - Artigos Relatados:

Última Atualização:: 26-11-2006 22:50

Publicado em: :Capoeira ,NOTÍCIAS - ATUALIDADES - Notícias e atualidades da capoeira
Keys/Tags: :Capoeira, NOTÍCIAS - ATUALIDADES - Notícias e atualidades da capoeira, Ministro da Cultura quer inclusão de "mestres sem diploma" em ensino formal
Artigos Favoritos 32
Avaliação do Editor

Comentários(4)RSS feed dos comentários
Postado por: Visitante, em: 02-12-2006 03:16, IP 200.157.64.211, Visitante
1. Muito bom
Adorei a materia como se esperava a capoeira vai ganhado seu espaço pois ela é muito forte e merece todo reconhecimento. 
 
Um forte abraço Instrutor Bambinho
 
» Responder a este comentário...

Postado por: Visitante, em: 02-12-2006 18:28, IP 200.199.189.203, Visitante
2. Shion
Isso é formidável! Porta de acesso ao conhecimento com devido respeito! Só quem conhece a Capoeira pode dá seu valor! Q haja continuação dessa política q privilegia a cultura! Iê!
 
» Responder a este comentário...

Postado por: Visitante, em: 08-12-2006 21:46, IP 201.9.159.178, Visitante
3. ...
ate que enfim gastei rios de dinheiro aqui no para na decada de 90 divulgando nos colegios e teatros mesmo desempregando desde 1984 com isso prejudiquei minha aposentadoria e ainda tem capoeirista que diz que eu nao presto espero que gil consiga obrigado leiteiro do rio de janeiro!
 
» Responder a este comentário...

Postado por: Visitante, em: 23-12-2006 03:28, IP 200.201.185.80, Visitante
4. mestre sattre
uma beleza a união de nosso Ministro da Cultura Gilberto Gil e nossa Ministra da da auto estima negra brasileira,podem contar comigo, 
 
Mestre Satte e ou Dr.George Thieme Verllague ,Pres da Organização Mundial De Esportes  
 
21-9879-0560
 
» Responder a este comentário...

Adicionar comentário



mXcomment 1.0.9 © 2007-2008 - visualclinic.fr
License Creative Commons - Some rights reserved
< Anterior   Próximo >
google live yahoomyweb digg delicious furl
Ago05

Criação do Portal Capoeira

O Portal Capoeira foi criado com o objetivo de divulgar a capoeira e todas as suas manifestações de forma democrática, coerente e imparcial.
Portal Capoeira: Colaboradores
Fev07

Google & Portal Capoeira

Portal Capoeira: Fonte oficial de informação do Google Notícias. Google & Portal uma parceria de sucesso.
Parceria: Google & Portal Capoeira
Capoeira Ne Veia Trailer
Apresentação do Grupo Cordão de Ouro com Mestre Suassuna - 2
Capoeira e ladja?? parte 01
Roda: Malandro e Contra-Mestre Denis
Mestre Canjiquinha: Circo Voador, Rio de Janeiro, 1984
Mestre Renê e ACANNE na Fazenda Grande do Retiro
Bumba-meu-boi (1 de 2)
Mestre Suassuna - Miudinho
Roda Grupo Senzala final anos 80
LEMBRANçAS DE MESTRE NENEL SOBRE SEU PAI, MESTRE BIMBA
Capoeira Roda / Jogo
Mestre João Grande e Mestre Espirro Mirim

Estatísticas

Membros: 1194
Notícias: 1612
Weblinks: 112
Eventos: 1105
Videos: 268
Arq. Downloads: 122
Nº Downloads: 243794
Ass. Boletim: 16623
Academias: 290
Nº de Comentários: 1801
Arq. Favoritos: 37123
Visitantes: 8412695