Videos

SAMBA DE RODA CASA MESTRE ANANIAS
Gilvan e Squisito
Mestre Renê e ACANNE na Fazenda Grande do Retiro

Fotos

Nosso Encontro - Évora 2008 - Nosso Encontro - 2008    Nosso Encontro - Évora 2008 - Nosso Encontro - 2008    Nosso Encontro - Évora 2008 - Nosso Encontro - 2008   

Portal Capoeira

Links Patrocinados

Boletim Informativo

* Nome:
* E-mail:
 
Início arrow Capoeira arrow Musicalidade arrow Banda Terreiro de Capoeira lança CD instrumental de Capoeira arrow Capoeira arrow Musicalidade 
ALL  |0-9  | A  | B  | C  | D  | E  | F  | G  | H  | I  | J  | K  | L  | M  | N  | O  | P  | Q  | R  | S  | T  | U  | V  | W  | X  | Y  | Z

Noticias e Atualidades do Portal Capoeira Capoeira Musicalidade

Search by tag : Capoeira, Música, Pra Cantar... Capoeira é da nossa cor, Berimbau


Banda Terreiro de Capoeira lança CD instrumental de Capoeira PDF
 
Escrito por: Professor Guerreiro,em:28-03-2007 14:38
Acessos: 2568    
Citar/Publicar este artigo no seu website Favoritos Imprimir Enviar por email a um amigo Artigos associados Tag para del.icio.us

Banda Terreiro de Capoeira lança CD instrumental de CapoeiraUma fina e harmonica simbiose entre a musica instrumental e a ímpar sonoridade da capoeira, é assim que defino o trabalho de qualidade da Banda Terreiro de Capoeira.
 
Ouvi e gostei muito! Uma demosntração da potencialidade e da criatividade dos músicos-artistas-capoeiristas da escola de Mestre Cascavel.
 
Luciano Milani
A banda "Terreiro de Capoeira" nasceu da vivência musical dos seus integrantes na comunidade do Terreiro de Capoeira do Mestre Cascavel. A banda tem na sua formação base Cascavel, Guerreiro, Lince, Macaco, Flora e Kaká.
 
Mestre Cascavel é "filho" do mestre Sabu, pioneiro na prática e ensino da Capoeira em Goiás. Mestre Sabu – que vive em Goiânia – é "filho" do mestre Caiçara (falecido em 1987), mestre-capoeira responsável por uma das escolas tradicionais da capoeira da Bahia no século XX.
 
Banda Terreiro de Capoeira lança CD instrumental de Capoeira
Berimbau de Ouro - Terreiro de Capoeira
O trabalho musical do grupo começou com oficinas e aulas de música (sem fins lucrativos, com ênfase nos instrumentos e ritmos da Capoeira) destinadas a crianças e adolescentes. 
Essas atividades incluíam conhecimentos sobre o plantio das espécies necessárias para a confecção dos instrumentos afro-brasileiros – tais como biribas (para os arcos dos berimbaus), cabaças (empregadas nos afôxés e berimbaus), junco (usado no caxixi), contas de lágrimas (para compor caxixis e chocalhos), bambus (para a fabricação de reco-recos e varetas para tocar os berimbaus), cocos (para a confecção das marácas).
 
Os componentes da banda se revezam na percussão: agogô, adjá, afôxé, pandeiro, ganzá, reco-reco – pesquisando e experimentando sons, ritmos e melodias. As músicas nascem da reunião de amigos que se divertem fazendo um som (que se pretende agradável aos ouvidos de quem curte sentir o tempo passar). A integração desses elementos com a força dos ritmos e melodias tem como resultado final a música ... e fácil de ouvir.
 
A proposta do grupo é fazer música de qualidade com produção e distribuição independentes. Neste sentido, gostaríamos de contar com o apoio do Portal Capoeira, disponibilizando para download algumas faixas do cd Berimbau de Ouro em arquivos no formato MP3.
 
O CD "Berimbau de Ouro" contém 10 faixas inspiradas em ritmos e tendências afro-brasileiros e latino-americanos: "Sabu Meu Mestre" "Axé Capoeira" e "Suassuna" são composições do Cascavel; "Hora de Lutar" é uma parceria de Cascavel e José de Souza Melo, o “Ás de Ouro”, também “filho” do Mestre Sabu. "Caiçara" é uma composição do Mestre Cascavel sobre temas tradicionais da capoeira. "A morte do Capoeira" - melodia do folclore da capoeira recolhida no recôncavo baiano pela professora Emilia Biancardi Ferreira na década de 60 - já teve versões de sucesso gravadas pelo Mestre Suassuna e pelo Mestre Onias.
 
A "Iuna" e o "São Bento do Mestre Bimba" são “toques” tradicionais (padrões ritmo-melodicos, cada um deles associado a um tipo de jogo com características próprias).
O "São Bento do Mestre Bimba" é um toque criado pelo mestre Bimba especialmente para um tipo de jogo rápido e ofensivo – que se tornou também a principal característica do estilo de capoeira criado por esse mestre que dirigiu uma escola de capoeira que se tornou conhecida em todo o mundo.
A "Cavalaria" é um toque de “aviso”. No passado os cultos e as danças dos terreiros de candomblé eram proibidos e sofriam perseguições policiais rigorosas. Na Bahia, até a década de 30, os esquadrões de cavalaria eram a força policial encarregada da repressão às manifestações da cultura negra - e a capoeira oferecia a reação possível. Este toque - também chamado de
"Aviso" - entrou para a história da Capoeira com o nome de Cavalaria. O "Samba de Angola" é o ritmo que simboliza a descontração dos câmaras do Terreiro nas rodas de samba.
 
O Cd Berimbau de Ouro pode ser adquirido  (R$11+correios)
pelo e-mail: Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo
 
Obrigado pela atenção!
Professor Guerreiro
 
Saudações!
 
Gostaríamos de contar com a sua ajuda divulgando o nosso CD de música instrumental - "Berimbau de Ouro" - inspirado nos toques e temas da Capoeira.

Leia Mais - Artigos Relatados:


Última Atualização:: 28-03-2007 16:03

Publicado em: :Capoeira ,MUSICALIDADE - Músicas, Ladainhas, Cantos e muito mais...
Keys/Tags: :Capoeira, MUSICALIDADE - Músicas, Ladainhas, Cantos e muito mais...,
Artigos Favoritos 25
Avaliação do Editor

Comentários(3)RSS feed dos comentários
Postado por: Visitante, em: 29-03-2007 01:13, IP 201.39.242.2, Visitante
1. CAPOEIRA É FENOMENAL
SOU O INSTRUTOR LUANDÊ DA ASSOCIAÇÃO DE CAPOEIRA BERIMBAU DE OURO- SOU ALUNO DO MESTRE DINOSSAURO-MACAÉ/RJ 
É MUITO BOM EU LER HISTÓRIA E DEDICAÇÃO COMO A SUA QUERIA EU ESTA NESTA EPOCA E CURTIR DESTA AMIZADE Q REUNIR COLEGAS Q AMAM A CAPOEIRA. 
PARABÉNS.
 
» Responder a este comentário...

Postado por: Visitante, em: 29-03-2007 22:47, IP 213.119.123.74, Visitante
2. Fernanda
ola! eu sou iniciante, comecei a aprender capoeira faz 2 meses e estou gostando muito :grin
 
» Responder a este comentário...

Postado por: NIÁ, em: 17-08-2007 02:28, IP 200.163.12.92, Visitante
3. Capoeira
A capoeira , não é só bom para o corpo mas tambem para o espirito e a alma
 
» Responder a este comentário...

Adicionar comentário



mXcomment 1.0.9 © 2007-2008 - visualclinic.fr
License Creative Commons - Some rights reserved
Próximo >
google live yahoomyweb digg delicious furl
Ago05

Criação do Portal Capoeira

O Portal Capoeira foi criado com o objetivo de divulgar a capoeira e todas as suas manifestações de forma democrática, coerente e imparcial.
Portal Capoeira: Colaboradores
Fev07

Google & Portal Capoeira

Portal Capoeira: Fonte oficial de informação do Google Notícias. Google & Portal uma parceria de sucesso.
Parceria: Google & Portal Capoeira
BESOURO - O Valente Capoeira
Senzala - Hamburgo, 1998
Capoeira - Reportagem da Globo
Clip DVD Capoeira Angola No Fio da Navalha
Mestre Pele da Bomba
CAPOEIRA VIVENDO SEM BARREIRAS
Capoeira - O fio da navalha (4 de 7)
Mestres Boca Rica e Bigodinho, 2002
Roda Grupo Senzala final anos 80
O pagador de promessas
Gilvan e Squisito
Vadiação

Estatísticas

Membros: 1194
Notícias: 1612
Weblinks: 112
Eventos: 1103
Videos: 268
Arq. Downloads: 122
Nº Downloads: 243285
Ass. Boletim: 16623
Academias: 290
Nº de Comentários: 1799
Arq. Favoritos: 36929
Visitantes: 8370715