Videos

SAMBA DE RODA CASA MESTRE ANANIAS
Gilvan e Squisito
Mestre Renê e ACANNE na Fazenda Grande do Retiro

Fotos

Nosso Encontro - Évora 2008 - Nosso Encontro - 2008    Nosso Encontro - Évora 2008 - Nosso Encontro - 2008    Nosso Encontro - Évora 2008 - Nosso Encontro - 2008   

Portal Capoeira

Links Patrocinados

Boletim Informativo

* Nome:
* E-mail:
 
Início arrow Capoeira arrow Eventos - Agenda arrow Santos: Capoeira e integração são temas da Semana Quintino de Lacerda arrow Capoeira arrow Eventos - Agenda 
ALL  |0-9  | A  | B  | C  | D  | E  | F  | G  | H  | I  | J  | K  | L  | M  | N  | O  | P  | Q  | R  | S  | T  | U  | V  | W  | X  | Y  | Z

Noticias e Atualidades do Portal Capoeira Capoeira Eventos - Agenda

Search by tag : Capoeira, Eventos - Agenda, OFICINA de CAPOEIRA ANGOLA em SP


Santos: Capoeira e integração são temas da Semana Quintino de Lacerda PDF
 
Escrito por: Depto. Imprensa - Prefeitura Municipal de Santos,em:05-05-2007 17:46
Acessos: 1483    
Citar/Publicar este artigo no seu website Favoritos Imprimir Enviar por email a um amigo Artigos associados Tag para del.icio.us
Santos: Capoeira e integração são temas da Semana Quintino de Lacerda
Quintino de Lacerda
Começa na terça-feira (8) a Semana Municipal Quintino de Lacerda, promovida anualmente pela Prefeitura para a realização de ações em defesa da igualdade racial. As propostas deste ano são a arte da capoeira e capacitação de profissionais para lidar com as questões raciais. A programação vai até dia 15.
 
A homenagem foi instituída pela lei municipal 2.557, que criou a Semana e dedicou o dia 13 de maio à memória do líder Quintino de Lacerda que chefiou o segundo maior quilombo do país, o do Jabaquara, onde se abrigavam escravos fugitivos das fazendas de café, e se destacou pela defesa dos ideais republicanos.
 
Sergipano e ex-escravo, Quintino de Lacerda foi o primeiro vereador negro do Município, em 1895. Ele morreu no dia 10 de agosto de 1898 e foi enterrado no cemitério do Paquetá.
 
As atividades são organizadas pela Coordenadoria de Promoção e Igualdade Racial e Étnica (Copire), da Secretaria de Assuntos Jurídicos, em parceria com as Secretarias de Assistência Socia (Seas), Saúde (SMS), Educação (Seduc) e Cultura (Secult) e o Conselho Municipal da Comunidade Negra.
 
- Programação:
 
A abertura oficial ocorrerá na terça-feira (8), às 15 horas, no Paço Municipal. O Seminário Regional de Capacitação para Conselheiros da Comunidade Negra será realizado dia 9, às 14 horas, na Universidade Paulista (Unip), e apresentará como temas centrais saúde, mercado de trabalho, mídia e educação.
 
Na quinta-feira (10), o seminário sobre a História da Capoeira terá a participação de professores do Programa de Capoeira do Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo (CEPEUSP) e do Conselho Estadual da Comunidade Negra, na Universidade Católica de Santos que fica na Avenida Conselheiro Nébias, 300, campus Dom Idílio.
 
Na sexta-feira (12), haverá o 1º Festival Integração Regional de Duplas de Capoeira da Baixada Santista no Clube 2004, a partir das 14 horas. E para encerrar as atividades do dia 15, ocorrerá uma sessão solene e a entrega da Medalha Quintino de Lacerda para três pessoas físicas e jurídicas que contribuíram para a promoção da igualdade racial, no Paço Municipal.
 
O prazo para a inscrição dos seminários termina na segunda-feira (7). Os interessados devem procurar a Copire, que fica na Avenida Campos Sales, 125 – 1º andar. Mais informações pelo telefone 3221-6385.
 
http://www.clicklitoral.com.br
 

Leia Mais - Artigos Relatados:

Última Atualização:: 05-05-2007 17:50

Publicado em: :Capoeira ,EVENTOS - AGENDA - Os principais acontecimentos
Keys/Tags: :Capoeira, EVENTOS - AGENDA - Os principais acontecimentos, Santos: Capoeira e integração são temas da Semana Quintino de Lacerda
Artigos Favoritos 23
Avaliação do Editor

Comentários(2)RSS feed dos comentários
Postado por: Visitante, em: 08-05-2007 22:30, IP 195.23.101.199, Visitante
1. Ilustríssimos(as) Senhores(as),
A Coordenadoria de Promoção da igualdade Racial e Étnica - COPIRE vem, por meio deste, convidar V. Sa. e demais interessados a participar da solenidade de Abertura Oficial da Semana Municipal Quintino de Lacerda 2007, que será realizada no dia 08 de maio, a partir das 15h, no Salão Nobre Esmeraldo Tarqüínio, no Paço Municipal, sito à Praça Mauá, S/Nº, 1º Andar, Centro, Santos/SP. 
 
O convite é extensivo às demais atividades (programação anexa) da Semana Municipal Quintino de Lacerda que será realizada entre os dias 08 e 15 de maio de 2007, na cidade de Santos. As atividades da Semana são alusivas ao dia 13 de Maio - Dia Nacional de Denúncia Contra o Racismo e em Santos, ao Dia Municipal Quintino de Lacerda. 
 
OBS.: Segue anexa a programação completa da Semana Municipal Quintino de Lacerda 2007 
 
Desde já, agradecemos a presença de todos. 
 
 
Atenciosamente, 
 
 
 
José Ricardo dos Santos 
Coordenador 
 
 
 
Prefeitura Municipal de Santos - PMS 
Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos - SEAJUR 
Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial e Étnica - COPIRE 
Coordenador: José Ricardo dos Santos 
Avenida Campos Sales, Nº 128 - 1º Andar - Sala 12 - Vila Nova - Santos/SP 
Tel.: (13) 3221-6385 
E-Mail: copire- seajur@santos.sp.gov.br 
Horário de atendimento: Das 09 às 12 e das 14 às 17h
 
» Responder a este comentário...

Postado por: Visitante, em: 10-05-2007 23:41, IP 195.23.101.168, Visitante
2. Semana 'Quintino de Lacerda' reúne div
Com a presença maciça de líderes comunitários, religiosos, culturais e políticos da comunidade negra, teve início ontem (8) a Semana Municipal 'Quintino de Lacerda', no Salão Nobre do Palácio José Bonifácio. A abertura do evento, que prossegue até o próximo dia 15, foi feita pelo prefeito João Paulo Tavares Papa e pelo presidente do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Santos, Walter Pereira de Carvalho. 
 
O pioneirismo de Santos na oficialização de uma Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial e Étnica (Copire) foi destaque na solenidade. "Esta semana é uma prova de que as políticas nesse sentido estão se consolidando, visando a justiça social para todos", destacou Carvalho. Já o prefeito informou que a experiência de Santos já está servindo de exemplo para outros municípios. A Copire é vinculada à Secretaria de Assuntos Jurídicos, assim como as unidades de defesa de políticas para pessoas portadoras de deficiência, de defesa do consumidor, de assistência jurídica gratuita e a Controladoria, todas criadas a partir da reforma administrativa de 2005.  
 
O responsável pela Copire, José Ricardo dos Santos, afirmou que a “capacitação de conselheiros e munícipes em geral, a divulgação da capoeira e a homenagem a pessoas físicas e jurídicas de destaque constituem os focos principais da Semana, que foi instituída pela lei municipal 2.557, de 1962".  
 
A importância de Quintino de Lacerda na luta pela igualdade racial foi destacada na solenidade, que contou com a presença de representantes de outros grupos étnicos e teve apresentação de saudações de capoeira, a cargo dos mestres Cícero Tatu e Valtinho da Senzala.  
 
- Programação: 
 
O Seminário Regional de Capacitação para Conselheiros da Comunidade Negra acontece hoje (quarta-feira, 9), às 14 horas, na Universidade Paulista - Unip (Avenida Francisco Manoel, s/no, Vila Mathias), sobre os temas 'Saúde da População Negra', a cargo de Marco Antônio Barbosa dos Reis; 'O Negro na Mídia e no Mercado de Trabalho', com Dogival Vieira; e 'A Educação e a Lei 10.639/03', por Maurício Pestana.  
 
Amanhã (10), será realizado um seminário sobre a História da Capoeira, na UniSantos (Avenida Conselheiro Nébias, 300). 'Capoeira e Educação' será abordado por Gladson de Oliveira Silva, enquanto 'Capoeira: Cultura e Cidadania' será enfocado por Vinícius Heine. Ambos são professores e coordenadores de projetos sociais. No sábado (12), às 14 horas, 1º Festival Integração Regional de Duplas de Capoeira da Baixada Santista, no Clube 2004 (Avenida Dino Bueno, 95). 
 
Encerrando o evento, terça-feira (15), às 19 horas, na Sala Princesa Isabel, da Câmara Municipal (Praça Mauá, s/no ), entrega da medalha Quintino de Lacerda a Cléber Pinto, Sérgio Bernardino e Luiz Otávio Loureiro Mello, à Escola de Samba X9, ao Sindicato dos Conferentes de Capatazia de Santos e ao Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp).
 
» Responder a este comentário...

Adicionar comentário



mXcomment 1.0.9 © 2007-2008 - visualclinic.fr
License Creative Commons - Some rights reserved
< Anterior   Próximo >
google live yahoomyweb digg delicious furl
Ago05

Criação do Portal Capoeira

O Portal Capoeira foi criado com o objetivo de divulgar a capoeira e todas as suas manifestações de forma democrática, coerente e imparcial.
Portal Capoeira: Colaboradores
Fev07

Google & Portal Capoeira

Portal Capoeira: Fonte oficial de informação do Google Notícias. Google & Portal uma parceria de sucesso.
Parceria: Google & Portal Capoeira
Roda - Évora 2006
Filhos da Capoeira - Entrega de Cordel 2006
Capoeira em cena - Mestres Angoleiros
Show de saltos, acrobacias e capoeira batizado Topázio 2007
Roda Aberta em Darmstadt/Alemanha 2007
Mestre Leopoldina, a fina flor da malandragem
O que é mandinga ?
Mestre Renê e ACANNE na Fazenda Grande do Retiro
Mestre Cobra mansa - Extract from DVD Helico 2007
Mestre Djalma Bandeira
Missa pelos 5 anos da morte do Mestre Pastinha (Parte 1)
Capoeira

Estatísticas

Membros: 1194
Notícias: 1612
Weblinks: 112
Eventos: 1105
Videos: 268
Arq. Downloads: 122
Nº Downloads: 243806
Ass. Boletim: 16623
Academias: 290
Nº de Comentários: 1801
Arq. Favoritos: 37129
Visitantes: 8414389