Portal Capoeira: Início Notícias Diversas Cultura Pernanbuco: Maracatu rural se junta aos caboclinhos em Olinda

Pernanbuco: Maracatu rural se junta aos caboclinhos em Olinda

PDF
Hits
1.5/5 (2 votes)
Olinda, PE - O encontro de maracatus rurais que marca a segunda-feira de carnaval no Espaço Ilumiara Zumbi, na Cidade Tabajara, em Olinda, Pernambuco, abriu espaço, hoje, para tribos de caboclinhos, o que deu ainda mais vigor e riqueza de cores, sons e coreografias ao evento. "Nosso compromisso é o de agregar toda a cultura popular", explicou o organizador do encontro e detentor do título de "Patrimônio Vivo de Pernambuco", Manuel Salustiano dos Santos, o Mestre Salu, 62 anos, organizador do encontro que se repete há 18 anos.

Com seus cocares de penas de avestruz e de pavão e adereços nos braços e tornozelos, os integrantes dos caboclinhos encantaram com suas evoluções ao som de orquestras compostas de mineiro, gaita, tarol e surdo.

Caboclo de Lança - Maracatu Rural Caboclo de Lança - Maracatu Rural

As apresentações arrancaram aplausos entusiasmados do público. O "Índio Canindé Brasileiro", do município de Itaquitinga, mostrou graça e exuberância e também deixou feliz o seu presidente, José Fernandes Martins da Silva, 30 anos. Ele mantém a agremiação fundada pelo pai em 1992. "A gente dá a vida pelo brinquedo", afirmou.

A força do maracatu rural imperou. Somente o "Leão Vencedor", de Carpina, fundado em 1991 pelo mestre João Limoeiro, reuniu mais de 200 integrantes, dos quais 120 caboclos de lança - figura mais famosa do maracatu de baque solto, com suas golas de lantejoulas e cabeleiras de papel celofane que carregam chocalhos sob o surrão que produzem um som característico na medida em que eles se movimentam.

Novos maracatus

Estavam lá tanto maracatus tradicionais, surgidos no início do século 20 - Cambinda de Nazaré, de 1918 foi um deles - como agremiações recém-criadas, a exemplo do Gavião da Mata, de Glória de Goitá, fundado há dois anos. "O maracatu está vivo e também outras brincadeiras e expressões da cultura, tem muita gente jovem infiltrada, levando à frente, garantindo a continuidade", observou Mestre Salu.

A maioria dos maracatus que se apresentou na Cidade Tabajara fez um circuito pela região metropolitana e zona da mata - na cidade de Nazaré da Mata também se realizou encontro semelhante.

No centro do Recife, no Pátio do Terço, maracatus de baque virado - também chamado de maracatu nação, que revive a coroação de reis negros e tem orquestra unicamente de percussão e som mais melodioso e harmônico - iriam repetir, à meia-noite, o ritual da Noite dos Tambores Silenciosos. A cerimônia homenageia escravos e ancestrais.

Até o final da noite, desfilariam pelo local 30 caboclinhos e 104 maracatus rurais, vindos da região metropolitana e zona da mata - área canavieira.


Baixe a Barra de Ferramentas do Portal Capoeira Notícias, Atualidades, RSS, Videos, Chat e Twitter direto em seu Navegador
Comentários (0)
Escrever um comentário
Your Contact Details:
Comentário:
:D:angry::angry-red::evil::idea::love::x:no-comments::ooo::pirate::?::(:sleep::););)):0
Security
Por favor coloque o código anti-spam que você lê na imagem.
 
Leia Também...

Gingue Conosco: Fique Conectado!

Feed Portal Capoeira Siga-nos no Twitter - Gingue Conosco! O Gmail Portal Capoeira é o serviço de webmail inovador do Google. Cada conta é fornecida com grande capacidade de armazenamento para as mensagens salvas além da tecnologia de pesquisa do Google integrada para que você navegue rapidamente pelos e-mails, da mesma forma como o Google o auxilia a pesquisar na Internet.


Fevereiro 2010 Março 2010 Abril 2010
Se Te Qu Qu Se Do
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31
Postar Novo Evento Postar Novo Evento

Boletim Informativo

* Nome:
* E-mail:

Galeria de Fotos PortalCapoeira.com

O Portal em sua Língua (Traduzir Site)


Criação do Portal Capoeira Ago 2005

O Portal Capoeira foi criado com o objetivo de divulgar a capoeira e todas as suas manifestações de forma democrática, coerente e imparcial.
Portal Capoeira: Colaboradores

Google & Portal Capoeira Fev 2007

Portal Capoeira: Fonte oficial de informação do Google Notícias. Google & Portal uma parceria de sucesso.
Parceria: Google & Portal Capoeira
Nós temos 101 visitantes online