Videos

Mestre Acordeon Berimbau / Capoeira Alto Astral PORTUGAL
Capoeira de PORTUGAL com muito Axé (Capoeira Alto Astral)
Braga - PT - Capoeira Sul da Bahia

Fotos

 I Festival Int. de Capoeira do Grupo Ginga Camará 2008 -  I Festival Internacional de Capoeira do Grupo Ginga Camará 2008     I Festival Int. de Capoeira do Grupo Ginga Camará 2008 -  I Festival Internacional de Capoeira do Grupo Ginga Camará 2008     I Festival Int. de Capoeira do Grupo Ginga Camará 2008 -  I Festival Internacional de Capoeira do Grupo Ginga Camará 2008   

Portal Capoeira

Últimos Comentários

BOLSA PARA AFRODESCENDENTES -...
Que legal
Amei isso ajudará as pessoas na...
20/08/08 03:52 Mais...
por susana

Ribeirão Preto: Capoeira na...
A Procura?
Ouvi falar muito bem de uma escola de...
18/08/08 08:05 Mais...
por Murilo

Ribeirão Preto: Capoeira na...
A Procura
Ola! Boa noite. Eu sou de Franca, e eu...
18/08/08 07:54 Mais...
por Murilo Polidoro

Publicidade

Informativo




Início arrow Notícias arrow Cultura 
ALL  |0-9  | A  | B  | C  | D  | E  | F  | G  | H  | I  | J  | K  | L  | M  | N  | O  | P  | Q  | R  | S  | T  | U  | V  | W  | X  | Y  | Z

Notícias e Atualidades Notícias Cultura

Pernanbuco: Maracatu rural se junta aos caboclinhos em Olinda PDF
 
Escrito por: Angela Lacerda - Agencia Estado,em:06-02-2008 15:58
Acessos: 1266    
Citar este artigo no seu website/Blog Adicionar aos Artigos Favoritos Imprimir - Print Recomendar este Artigo - Enviar por email Artigos associados Tag para del.icio.us

Translate to English Translate text
Olinda, PE - O encontro de maracatus rurais que marca a segunda-feira de carnaval no Espaço Ilumiara Zumbi, na Cidade Tabajara, em Olinda, Pernambuco, abriu espaço, hoje, para tribos de caboclinhos, o que deu ainda mais vigor e riqueza de cores, sons e coreografias ao evento. "Nosso compromisso é o de agregar toda a cultura popular", explicou o organizador do encontro e detentor do título de "Patrimônio Vivo de Pernambuco", Manuel Salustiano dos Santos, o Mestre Salu, 62 anos, organizador do encontro que se repete há 18 anos.

Com seus cocares de penas de avestruz e de pavão e adereços nos braços e tornozelos, os integrantes dos caboclinhos encantaram com suas evoluções ao som de orquestras compostas de mineiro, gaita, tarol e surdo.

Caboclo de Lança - Maracatu RuralAs apresentações arrancaram aplausos entusiasmados do público. O "Índio Canindé Brasileiro", do município de Itaquitinga, mostrou graça e exuberância e também deixou feliz o seu presidente, José Fernandes Martins da Silva, 30 anos. Ele mantém a agremiação fundada pelo pai em 1992. "A gente dá a vida pelo brinquedo", afirmou.

A força do maracatu rural imperou. Somente o "Leão Vencedor", de Carpina, fundado em 1991 pelo mestre João Limoeiro, reuniu mais de 200 integrantes, dos quais 120 caboclos de lança - figura mais famosa do maracatu de baque solto, com suas golas de lantejoulas e cabeleiras de papel celofane que carregam chocalhos sob o surrão que produzem um som característico na medida em que eles se movimentam.

Novos maracatus

Estavam lá tanto maracatus tradicionais, surgidos no início do século 20 - Cambinda de Nazaré, de 1918 foi um deles - como agremiações recém-criadas, a exemplo do Gavião da Mata, de Glória de Goitá, fundado há dois anos. "O maracatu está vivo e também outras brincadeiras e expressões da cultura, tem muita gente jovem infiltrada, levando à frente, garantindo a continuidade", observou Mestre Salu.

A maioria dos maracatus que se apresentou na Cidade Tabajara fez um circuito pela região metropolitana e zona da mata - na cidade de Nazaré da Mata também se realizou encontro semelhante.

No centro do Recife, no Pátio do Terço, maracatus de baque virado - também chamado de maracatu nação, que revive a coroação de reis negros e tem orquestra unicamente de percussão e som mais melodioso e harmônico - iriam repetir, à meia-noite, o ritual da Noite dos Tambores Silenciosos. A cerimônia homenageia escravos e ancestrais.

Até o final da noite, desfilariam pelo local 30 caboclinhos e 104 maracatus rurais, vindos da região metropolitana e zona da mata - área canavieira.


Leia Também: Artigos Relacionados

  1. Política, Cooperação, Instituição & CAPOEIRA
  2. Rio de Janeiro: I Intercâmbio Brasil/Itália de Capoeira
  3. Rio Pardo: Capoeira promove a cultura e a inclusão social na cidade
  4. Dicionário da Capoeira recebe terceira edição
  5. ESPANHA: Capoeira, Dança, Futebol e F1
  1. Notícias Diversas

Publicado em: :Notícias ,Cultura
Keys/Tags: :Notícias, Cultura, Pernanbuco: Maracatu rural se junta aos caboclinhos em Olinda
Artigos Favoritos 30
Avaliação do Editor

Comentários(0)RSS feed dos comentários

Nenhum comentário

Adicionar comentário



mXcomment 1.0.6 © 2007-2008 - visualclinic.fr
License Creative Commons - Some rights reserved
< Anterior   Próximo >