Videos

SAMBA DE RODA CASA MESTRE ANANIAS
Gilvan e Squisito
Mestre Renê e ACANNE na Fazenda Grande do Retiro

Fotos

Nosso Encontro - Évora 2008 - Nosso Encontro - 2008    Nosso Encontro - Évora 2008 - Nosso Encontro - 2008    Nosso Encontro - Évora 2008 - Nosso Encontro - 2008   

Portal Capoeira

Links Patrocinados

Boletim Informativo

* Nome:
* E-mail:
 
Início arrow Notícias Diversas arrow Cultura arrow IX Alaiandê Xirê - O FOGO QUE FICA arrow Notícias arrow Cultura 
ALL  |0-9  | A  | B  | C  | D  | E  | F  | G  | H  | I  | J  | K  | L  | M  | N  | O  | P  | Q  | R  | S  | T  | U  | V  | W  | X  | Y  | Z

Noticias e Atualidades do Portal Capoeira Notícias Cultura

Search by tag : Notícias, Cultura, "A mão que afaga e a mesma que apedreja..."


IX Alaiandê Xirê - O FOGO QUE FICA PDF
 
Escrito por: Cléo Martins - Agbeni Xangô do Ilê Axé Opô Afonjá,em:21-11-2006 18:10
Acessos: 1154    
Citar/Publicar este artigo no seu website Favoritos Imprimir Enviar por email a um amigo Artigos associados Tag para del.icio.us
Do original, ioruba, Alaiandê, significa o Mestre Tocador.
 
Xirê, de siré, (idem) quer dizer festa, celebração; encontro festivo.
 
O ALAIANDÊ XIRÊ é a Festa dos Mestres Tocadores dos ritmos africanos, afro-brasileiros e afros-descendentes, ligados às religiões primordiais e de matrizes africanas.
 
O ALAIANDÊ XIRÊ permite o entrosamento de músicos especializados nas diversas nações culturais procedentes da África na diáspora brasileira, que vêm contribuindo na formação de nossa Música Popular, conforme conhecemos hoje.
 
Estes músicos denominam-se alabês, na tradição Ketu/nagô (ioruba); Xicarangomas, de origem Angola-Congo e os Runtós, procedentes do Jeje: Mahi e Mina.
 
Segundo a Mitologia da Religião dos Orixás, Xangô é o mestre tocador; o maior dentre todos os tocadores e dançarinos de batá: um toque ritual, em Sua homenagem.
 
Portanto, costuma-se dizer: ALAIANDÊ É XANGÔ.
 
Foto: Pierre VergerRealizado há nove anos pela equipe ALAIANDÊ do Ilê Axé Opô Afonjá - uma das mais tradicionais Casas de Culto aos Orixás do Brasil, o ALAIANDÊ XIRÊ - Festival Internacional de Alabês, Xicarangomas e Runtós reúne os melhores músicos sacerdotes: cantores e tocadores de atabaques da Bahia, do Brasil e, também, de diferentes regiões do exterior.
 
As exibições de alguns virtuoses do universo cultural dos Orixás, Voduns e Inquices atraem centenas de pessoas de múltiplos interesses que vêm participar do ALAIANDÊ XIRÊ - já reconhecido e sedimentado nesta cidade do Salvador, no Brasil e alguns paises da diáspora africana.
 
A partir desta 9ª edição o ALAIANDÊ caminhará pelos diferentes terreiros de candomblé em prol da paz e união.
 
O ALAIANDÊ 2006 - O FOGO QUE FICA - será realizado de 01 a 03 de dezembro, no TERREIRO BATE FOLHA, na MATA ESCURA.
 
XANGÔ DOBRA OS COUROS PARA OS 90 ANOS DESTA MARAVILHOSA CASA DE ANGOLA.
 
AXÉ, AUETO!
 
Para ficar por dentro do Alaiandê Xirê visite: Orkut: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=17802621

 
Onde: Terreiro Mansu Banduquenqué - Bate Folha - Rua São Jorge, 65 - Mata Escura Salvador/BA
Fone: 0 xx 71 3376-2163
 
Quando ir: 01/12/2006 a 03/12/2006
 
Quanto custa: Grátis
 
Contatos/Informações: Rita do Rio - email: Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo
Cléo Martins - email: Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo
Alaiandê Xirê - Fone: 0 xx 71 3321-2633
 
IX ALAIANDÊ XIRÊ
 
Vimos por meio deste convidá-lo(la) a participar do IX ALAIANDÊ XIRÊ - Festival Internacional de Alabês, Xicarangomas e Runtós que se realizará no período de 01 a 03 de dezembro p.v., no Terreiro Mansu Banduquenqué - Bate Folha - sito à Rua São Jorge, Mata Escura em Salvador, Bahia.
 
O Terreiro Bate Folha importante centro da cultura Congo/Angola, fundado por Tata Manoel Bernardino da Paixão, sob a liderança de Tateto Eduarlindo e Mãe Guanguacessy completa nove décadas de existência neste ano do IX Festival.
 
Nove é o número de Oiá/Iansã, Bamburucenavula, Inkodiamambo e Caiango Capanju para o povo Angola, que tanto contribuiu para formação do nosso jeito de ser, andar e falar.
 
Em homenagem a Iansã, a senhora dos ventos e tempestades, a padroeira do fogo e patronesse do Bate Folha, deu-se ao IX Festival o nome de \"O fogo que fica\".

Leia Mais - Artigos Relatados:

Última Atualização:: 23-11-2006 17:23

Publicado em: :Notícias ,Cultura
Keys/Tags: :Notícias, Cultura, IX Alaiandê Xirê - O FOGO QUE FICA
Artigos Favoritos 18
Avaliação do Editor

Comentários(0)RSS feed dos comentários

Nenhum comentário

Adicionar comentário



mXcomment 1.0.9 © 2007-2008 - visualclinic.fr
License Creative Commons - Some rights reserved
< Anterior   Próximo >
google live yahoomyweb digg delicious furl
Ago05

Criação do Portal Capoeira

O Portal Capoeira foi criado com o objetivo de divulgar a capoeira e todas as suas manifestações de forma democrática, coerente e imparcial.
Portal Capoeira: Colaboradores
Fev07

Google & Portal Capoeira

Portal Capoeira: Fonte oficial de informação do Google Notícias. Google & Portal uma parceria de sucesso.
Parceria: Google & Portal Capoeira
Ag´ya Danmye Ladja Compilation
Roda em Ouro Preto (1987): Mestre Caiçara canta
O Jongo - Ritual e Magia no Quilombo São José (1 de 3)
Capoeira - O fio da navalha (6 de 7)
Mestre Paulo dos Anjos na academia Porto de Minas
Roda Grupo Senzala final anos 80
Mestre Cobrinha Verde, Mestre João Grande e Mestre Gigante 1968
CAPOEIRA GIRL
La Capoeira - 1963
Capoeira - A arte de brigar sorrindo (Parte 4)
Abadá-Capoeira - Jogos Mundiais
Evento Internacional 2007 - Mestre Capixaba

Estatísticas

Membros: 1194
Notícias: 1609
Weblinks: 112
Eventos: 1103
Videos: 268
Arq. Downloads: 122
Nº Downloads: 243201
Ass. Boletim: 16623
Academias: 290
Nº de Comentários: 1799
Arq. Favoritos: 36775
Visitantes: 8353082