Videos

SAMBA DE RODA CASA MESTRE ANANIAS
Gilvan e Squisito
Mestre Renê e ACANNE na Fazenda Grande do Retiro

Fotos

Nosso Encontro - Évora 2008 - Nosso Encontro - 2008    Nosso Encontro - Évora 2008 - Nosso Encontro - 2008    Nosso Encontro - Évora 2008 - Nosso Encontro - 2008   

Portal Capoeira

Links Patrocinados

Boletim Informativo

* Nome:
* E-mail:
 
Início arrow Capoeira arrow Cidadania arrow Na Capoeira, sonhos e vidas de gente humilde arrow Capoeira arrow Cidadania 
ALL  |0-9  | A  | B  | C  | D  | E  | F  | G  | H  | I  | J  | K  | L  | M  | N  | O  | P  | Q  | R  | S  | T  | U  | V  | W  | X  | Y  | Z

Noticias e Atualidades do Portal Capoeira Capoeira Cidadania

Search by tag : Capoeira, CIDADANIA - "Capoeira é uma escola de cidadania", Alagoas: Capoeira para portadores de necessidades, Cidadania, Ginga Muleque


Na Capoeira, sonhos e vidas de gente humilde PDF
 
Escrito por: Aloisio Mendes e Ebber Menezes,em:23-06-2006 17:04
Acessos: 1220    
Citar/Publicar este artigo no seu website Favoritos Imprimir Enviar por email a um amigo Artigos associados Tag para del.icio.us
É crescente o número de notas, artigos e matérias que estão sendo veiculados no circuito da informação sobre a capoeira e sua tendência natural de contagiar as pessoas com a sua magia e principalmente através dos elementos lúdicos, esportivos e sociais... enfim... mais uma vez reintegramos o que falamos no início desta semana na matéria: Terra Roxa: Capoeira, Cidadania e Comunidade... é pena que ainda existam muitos capoeiristas que somente enchergam a capoeira como inicio, meio e fim nela mesma...
 
Luciano Milani


Grupo de Capoieira Senzala Patrimônio dos PretosEssa é uma entre milhares formas que poderíamos descrever a realidade do Distrito ecoporanguense de Santa Luzia do Norte e em especial do Grupo de Capoieira Senzala Patrimônio dos Pretos.
Formado por pessoas humildes e simpáticas Santa Luzia do Norte consegue conservar toda a simplicidade de localidade interiorana sem se tornar apático as inúmeras portas abertas pela globalização, e encontrou na capoeira o seu marco cultural, social e até mesmo financeiro.
 
O grupo Senzala Patrimônio dos Pretos (nome atribuído antigamente também ao Distrito) formado em 12 de outubro de 1988 tem conseguido façanhas difíceis de serem imaginadas por localidades do mesmo porte. Uma delas, ter levado em junho de 2000, 10 atletas entre 11 e 14 anos a representar Santa Luzia e o Brasil no Projeto “Crianças de hoje, músicos de amanhã” realizada na França contando com a participação de comunidades de 15 países.
 
Acompanhadas de perto por Mestre Rafael fundador do grupo, até hoje as aulas que acontecem três vezes por semana no Centro Cultura Patrimônio dos Pretos preservam as tradições da capoeira descende do tradicional Grupo Senzala surgido em 1966 no Rio de Janeiro e coordenado por Mestre Rafael e seu irmão Paulo, ex-alunos de Mestre Bimba nome de peso na história da capoeira no Brasil. Mestre Rafael busca ainda usar a capoeira com incentivo a escola cobrando dos alunos um bom comportamento e rendimento escolar.
Reconhecida mundialmente a capoeira de Santa Luzia promove a cultura, o social e até mesmo o financeiro com a fabricação de atabaques e berimbaus (instrumentos musicais usados nas rodas de capoeira), vendidos em outras regiões do Brasil e em países como França, Alemanha e Holanda. Um outro fato importante é de Santa Luzia muitos Mestre ali formados atuam na capoeira local, de outros estados e até pelo mundo. São exemplos destes, Serginho (já atuou na França), Kanja e Bigú em Ecoporanga, Nailton no estado da Bahia e Marivaldo em Rondônia.
 
Um dos orgulhos de Ecoporanga, assim é Santa Luzia do Norte, pequena nos aspectos territorial e populacional, mas um gigante em dignidade.
 
Aloisio Mendes e Ebber Menezes
http://www.redesim.tv.br/
 

Leia Mais - Artigos Relatados:

Última Atualização:: 23-06-2006 17:26

Publicado em: :Capoeira ,CIDADANIA - "Capoeira é uma escola de cidadania"
Keys/Tags: :Capoeira, CIDADANIA - "Capoeira é uma escola de cidadania", Na Capoeira, sonhos e vidas de gente humilde
Artigos Favoritos 14
Avaliação do Editor

Comentários(0)RSS feed dos comentários

Nenhum comentário

Adicionar comentário



mXcomment 1.0.9 © 2007-2008 - visualclinic.fr
License Creative Commons - Some rights reserved
< Anterior   Próximo >
google live yahoomyweb digg delicious furl
Ago05

Criação do Portal Capoeira

O Portal Capoeira foi criado com o objetivo de divulgar a capoeira e todas as suas manifestações de forma democrática, coerente e imparcial.
Portal Capoeira: Colaboradores
Fev07

Google & Portal Capoeira

Portal Capoeira: Fonte oficial de informação do Google Notícias. Google & Portal uma parceria de sucesso.
Parceria: Google & Portal Capoeira
Capoeira Roda / Jogo
Capoeira - O fio da navalha (7 de 7)
Escola de Capoeira Água de Beber
Mestre Joao Grande Mestre Virgilio Na Ouro Verde
Gilvan e Squisito
Entrevista com o Mestre Totonho de Maré
Entrevista curta com o Mestre Canjiquinha
Mestrando Charm - ABADÁ Capoeira
Roda de Capoeira em Manaus (13/11/2005)
Jogos Mundiais do Grupo Abadá (3 de 3)
Capoeira anos 70
Esporte Espetacular - Capoeira Abadá

Estatísticas

Membros: 1194
Notícias: 1609
Weblinks: 112
Eventos: 1103
Videos: 268
Arq. Downloads: 122
Nº Downloads: 243203
Ass. Boletim: 16623
Academias: 290
Nº de Comentários: 1799
Arq. Favoritos: 36777
Visitantes: 8353194