Videos

Mestre Renê e ACANNE na Fazenda Grande do Retiro
Roda boa  - Formado cigano canta
Apresentação -  Raça/Cordão de Ouro - 1998  (3/3)

Fotos

Nosso Encontro - Évora 2008 - Nosso Encontro - 2008    Nosso Encontro - Évora 2008 - Nosso Encontro - 2008    Nosso Encontro - Évora 2008 - Nosso Encontro - 2008   

Portal Capoeira

Links Patrocinados

Boletim Informativo

* Nome:
* E-mail:
 
Início arrow Capoeira arrow Cidadania arrow Florianópolis: Mercado em Movimento arrow Capoeira arrow Cidadania 
ALL  |0-9  | A  | B  | C  | D  | E  | F  | G  | H  | I  | J  | K  | L  | M  | N  | O  | P  | Q  | R  | S  | T  | U  | V  | W  | X  | Y  | Z

Noticias e Atualidades do Portal Capoeira Capoeira Cidadania

Search by tag : Capoeira, CIDADANIA - "Capoeira é uma escola de cidadania", Alagoas: Capoeira para portadores de necessidades, Cidadania, Ginga Muleque


Florianópolis: Mercado em Movimento PDF
 
Escrito por: Jô Capoeira,em:14-03-2006 01:10
Acessos: 1477    
Citar/Publicar este artigo no seu website Favoritos Imprimir Enviar por email a um amigo Artigos associados Tag para del.icio.us
MANIFESTO POPULAR: MERCADO EM MOVIMENTO
 
Mercado em MovimentoNo dia 05 de julho de 2005 foi lançada a campanha “Mercado em Movimento” pela Central Catarinense de Capoeira Angola. Mesmo antes da tragédia que se abateu no Mercado, o incêndio de 19 de agosto a Central lançava esta campanha pela revitalização do Espaço Cultural Luiz Henrique Rosa no Vão Central do Mercado Público.
 
No ano de 1988 com a iniciativa do Contra-mestre Alemão do Grupo Ajagunã de Palmares, foi criada a  Roda de Capoeira no Mercado Público de Florianópolis sempre realizada aos sábados. Já teve a presença de importantes mestres e professores de Capoeira da Bahia, Sergipe, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
 
Estamos resistindo durante anos exatamente no Espaço Cultural Luiz Henrique Rosa. Espaço este atualmente ocupado, quase que completamente, por estabelecimentos comerciais, na sua maioria, bares. Sendo assim em algumas manhãs de sábado, quando no vão central do Mercado é armada a Roda de Capoeira, a disputa está posta. Os capoeiras necessitam de uma roda para praticar o jogo de ataque e defesa e mostrar sua arte, mas as mesas muitas vezes vazias ocupam uma área considerável. Como resolver ou pensar uma situação que envolve interesses, a princípio, tão antagônicos: cultura e comércio?
 
A Central defende a idéia de um Mercado Público em Movimento, rompendo a lógica do lucro pelo lucro, oferecendo um espaço de cultura e para a cultura. Reafirme-se na cidade como o lócus essencialmente público e se desfaça da dubiedade atual, ou seja, lugar público monopolizado por atividades privadas. Transformando-se em um espaço permanente de manifestações culturais, estará saindo da estagnação que o tem descaracterizado enquanto Patrimônio Histórico vivo e significativo para os moradores de Florianópolis.
 
Lutar pelo direito de estar no Mercado produzindo cultura com a Capoeira, é contribuir para a revitalização do Espaço Cultural Luiz Henrique Rosa e pela valorização e preservação do nosso passado, não como algo que envelhece e se decompõe, mas enquanto história permanente que nos educa e conscientiza. Então, que se dance o boi-de-mamão, que se faça renda e se possa admirar o trançar do pau-de-fita, que se toque Maracatu e se escute cantigas e outras tantas manifestações.

 
 
Florianópolis, Março de 2006.

Leia Mais - Artigos Relatados:

Última Atualização:: 16-03-2006 03:59

Publicado em: :Capoeira ,CIDADANIA - "Capoeira é uma escola de cidadania"
Keys/Tags: :Capoeira, CIDADANIA - "Capoeira é uma escola de cidadania", Florianópolis: Mercado em Movimento
Artigos Favoritos 24
Avaliação do Editor

Comentários(0)RSS feed dos comentários

Nenhum comentário

Adicionar comentário



mXcomment 1.0.9 © 2007-2008 - visualclinic.fr
License Creative Commons - Some rights reserved
< Anterior   Próximo >
google live yahoomyweb digg delicious furl
Ago05

Criação do Portal Capoeira

O Portal Capoeira foi criado com o objetivo de divulgar a capoeira e todas as suas manifestações de forma democrática, coerente e imparcial.
Portal Capoeira: Colaboradores
Fev07

Google & Portal Capoeira

Portal Capoeira: Fonte oficial de informação do Google Notícias. Google & Portal uma parceria de sucesso.
Parceria: Google & Portal Capoeira
Apresentação do Grupo Senzala - Década de 70 (parte 1)
Mestres Moraes e Camisa: Roda no Circo Voador - 1984
Bumba-meu-boi (2 de 2)
Roda durante o FAN (2º dia)
Mestre Bimba toca o
Missa pelos 5 anos da morte do Mestre Pastinha (Parte 8)
Ag´ya Danmye Ladja Compilation
Capoeira em cena - Mestre Vermelho 27
Mestre Acordeon e Mestre Cobrinha Vadiando 1990
Apresentação do Grupo Cordão de Ouro com Mestre Suassuna - 2
Capoeira Angola  - Hungary - Abolicao
Roda do Grupo Cativeiro / Manaus

Estatísticas

Membros: 1194
Notícias: 1606
Weblinks: 111
Eventos: 1101
Videos: 266
Arq. Downloads: 122
Nº Downloads: 243113
Ass. Boletim: 16623
Academias: 290
Nº de Comentários: 1799
Arq. Favoritos: 36671
Visitantes: 8341009